Concurso de queijos e aula de gastronomia são atrações deste sábado no Cabrafest

05-07-2019 14:52:40 - Por: Embrapa

O evento ocorre na cidade de Coronel Pacheco, localizada a 30 quilômetros de Juiz de Fora.

Responsive image
A edição 2019 da Cabrafest traz como novidade o 1º Concurso de Queijo de Leite de Cabra e Ovelha da Região Sudeste e uma aula aberta de gastronomia com produtos de caprinos. A competição e a aula acontecerão no dia seis de julho. A abertura da Cabrafest será realizada nesta sexta-feira (dia cinco de julho) e as atividades se encerram no dia sete.

A Cabra Fest entra na sua 17ª edição como a mais tradicional festa da cabra leiteira de Minas Gerais e tem o apoio da Embrapa. O evento foi criado para promover a produção de caprinos e derivados, além de mostrar o potencial do segmento na região da Zona da Mata Mineira. O evento ocorre na cidade de Coronel Pacheco, localizada a 30 quilômetros de Juiz de Fora. Veja os detalhes do concurso de queijo e da aula de gastronomia:

Concurso de queijo – A valorização dos produtos artesanais, da produção local e da gastronomia tem levado mais pessoas a experimentarem diferentes tipos de queijos produzidos com leite de cabra e de ovelha. Essa popularização, no entanto, está apenas no início e o mercado busca oportunidades de crescimento. Para estimular a produção, a constante melhoria dos queijos e o consumo, será realizado o 1º Concurso de Queijo de Cabra e Ovelha da Região Sudeste às 9h do dia seis de julho, na quadra de esportes de Coronel Pacheco (Rua dos Andradas, s/n).

Participam do concurso cerca de 40 queijos, de nove laticínios de Minas Gerais e São Paulo. Entre eles, dois laticínios da Zona da Mata Mineira: Chaparral, de Santo Antônio do Aventureiro, e Cabriola, localizado no município que sedia o evento.

A comissão julgadora será formada por técnicos, especialistas do setor, chefs, jornalistas e referências da gastronomia. Os produtos estão distribuídos em cinco categorias, que serão apresentadas em detalhes ao público presente ao evento:

• Queijo de cabra fresco, com produtos dos tipos Frescal e Feta.
• Queijo de cabra de massa lática temperada, com produtos dos tipos Boursin, Fromage, Chancliche, Petit e Chevrille.
• Queijo de cabra de massa lática não temperada, com produtos dos tipos Boursin, Chevrille e Patê.
• Queijo de cabra com maturação acima de 30 dias
• Queijo de cabra com maturação até 30 dias

Gastronomia – Profissionais e estudantes de gastronomia que ainda estão pouco familiarizados com os queijos de leite de cabra e ovelha terão a oportunidade de conhecer mais sobre essas iguarias e aprender a preparar alguns pratos em uma aula show. O evento será no sábado, a partir das 9h, na escola municipal de Coronel Pacheco (Rua Oscar Vidal, s/n).

A chef de cozinha Giovana Saggioro vai apresentar seis receitas normalmente preparadas com queijo de vaca, porém na versão caprina: bruschetta, salada grega, tomate recheado, quiche caprese, massa ao molho branco e risoto.

O público da festa também terá chance de experimentar pratos com carne de cabrito e queijo de cabra no Festival Gastronômico, na Praça Carlos Chagas, de 12h a 15h, com shows ao vivo de Samba de 3, no sábado, e a dupla Bruno Henrique e Raphael, no domingo.