Expointer de 2019 contará com 3.975 animais que vão a julgamento Expointer de 2019 contará com 3.975 animais que vão a julgamento

31-07-2019 08:07:37 - Por: G1

A feira tem início no dia 24 de agosto, e vai até 1º de setembro.

Expointer de 2019 contará com 3.975 animais que vão a julgamento
A 42ª Expointer terá 3.975 animais de argola – que vão a julgamento –, segundo informou nesta terça-feira (30) a Secretaria de Agricultura. A feira tem início no dia 24 de agosto, e vai até 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Região Metropolitana de Porto Alegre.

O número é 6,3% menor que o registrado do ano passado, de 4.245. O governo atribui a diferença à redução de 76% nas inscrições de pássaros ornamentais. A queda, de 589 para os atuais 138, foi de 76,5%. Porém, inscrições de bovinos leiteiros – um dos setores que concentram maior volume de negócios – aumentaram 17,6%, com 782 animais, de 19 raças.

"O aumento no número de inscrições nesses dois segmentos indica otimismo dos produtores e boas expectativas de negócios", afirma o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho.

Foram inscritos também 860 equinos, 6,32% que os 918 do ano passado. A oscilação é considerada normal pelo veterinário responsável pela seção de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Paulo Santos Coelho de Souza.

"Algumas provas tradicionais para o cavalo crioulo, por exemplo, não vão ocorrer nesta edição. Também temos a coincidência de provas fora do estado na mesma época da Expointer. Isso já aconteceu em outras edições da feira, sem influenciar nos resultados finais", comenta.

A Expointer deste ano terá como novidade a participação de equinos da raça gypsy horse, mas eles não participarão dos julgamentos. Entre os bovinos de corte, a feira volta a receber animais das raças senepol e canchim.

As inscrições para animais de argola foram encerradas nesta segunda (29). Já entidades de criadores de animais rústicos e voltados para leilão e comercialização podem realizar o cadastro até o próximo dia 10.

Quem for à feira poderá ver os animais em 19 locais específicos para julgamentos e nove locais de leilões. A Expointer tem na programação julgamentos e leilões de animais, desfile dos campeões, palestras técnicas, feira de agricultura familiar e espetáculos artísticos, entre outras atrações.