Preços do leite pagos ao produtor no mês de Julho/19

02-08-2019 09:01:00 - Por: Cepea-Esalq/USP

Preços pagos ao produtor referentes ao leite entregue em Junho.

Responsive image
O preço pago ao produtor em julho, referente ao leite entregue em junho, recuou 7,9% (ou 12 centavos/litro) frente ao mês anterior – essa foi a primeira queda mensal deste ano. Segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, a “Média Brasil” líquida  fechou a R$ 1,4064/litro em julho, 7,8% menor em relação à do mesmo período de 2018. Ainda assim, no acumulado de 2019, a variação se mantém positiva, em 11,5%, em termos reais (valores deflacionados pelo IPCA de junho/19).

A pressão vem das fracas negociações de derivados lácteos nos últimos meses e também das margens espremidas das indústrias. As reduções mais expressivas nos valores médios foram verificadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás, onde as quedas de junho para julho foram de, respectivamente, 13%, 12% e 11,9%.

Cotações de leite cru - Preços pagos pelos laticínios (brutos) e recebidos pelos produtores (líquido) em julho/19 referentes ao leite entregue em junho/19 nos estados que compõem e não compõem a “Média Brasil”. Nota: em janeiro de 2017, o CESSR (ex-Funrural) foi reajustado para 1,5%.


Dados deflacionados pelo IPCA de junho de 2019.
A “Média Brasil” líquida contém os preços de BA, GO, MG, SP, PR, SC e RS ponderados pelos seus respectivos volumes de negociação, sem considerar frete ou impostos.