Controle estratégico do carrapato é novo curso à distância da Embrapa Gado de Leite Controle estratégico do carrapato é novo curso à distância da Embrapa Gado de Leite

07-08-2019 07:28:09 - Por: Embrapa

O treinamento virtual é dirigido a profissionais da assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, profissionais de ciências agrárias e estudantes.

Controle estratégico do carrapato é novo curso à distância da Embrapa Gado de Leite
A Embrapa Gado de Leite lança no dia 7 de agosto mais um curso à de distância em sua plataforma E@DLeite. Controle estratégico de carrapato se junta a outros três cursos que já integram o sistema: silagem de capim para produção de leite, amostragem, coleta e transporte da produção leiteira e melhoramento genético e controle zootécnico para a produção de leite. Até o fim do ano, a previsão é de lançamento de outros três temas: silagem de milho e sorgo, produção higiênica de leite e forrageiras para pastagem. O treinamento virtual é dirigido a profissionais da assistência técnica e extensão rural, produtores de leite, profissionais de ciências agrárias e estudantes.

O participante que fizer o curso vai aprender sobre o ciclo de vida do carrapato, as recomendações para um controle estratégico, e como proceder para realizar o teste de sensibilidade do carrapato a carrapaticidas. Vai aprender também os dez passos que devem ser seguidos para obter sucesso no controle do parasita. As inscrições para a primeira turma se encerraram no dia 4 de agosto e o curso vai até 9 de setembro. Cada curso fica no ar de 20 a 30 dias e as inscrições para novas turmas abrem cinco dias após o término da anterior.

A coordenadora do E@DLeite, Rosângela Zoccal, afirma que, apesar de os cursos serem  voltados principalmente para técnicos da extensão rural e produtores, qualquer pessoa interessada na atividade pode participar. Segundo ela, o ensino à distância é uma realidade cada vez mais presente no meio rural. “A internet chegou ao campo e o produtor está cada vez mais conectado. Em Minas Gerais, por exemplo, 94% dos fazendeiros já possuem telefone celular”, diz Rosângela. Segundo a pesquisadora, a procura pelos cursos tem sido grande, mesmo sem qualquer trabalho específico de divulgação, além do site da instituição.

Todos os cursos do E@D - Leite contam com pesquisadores da Embrapa entre os tutores, além de uma equipe de analistas para prestar suporte técnico. Ao final do curso, desde que sejam cumpridas todas as etapas, o aluno recebe um certificado eletrônico. A taxa de inscrição para ter acesso às aulas é de R$ 29,00. Outras informações podem ser obtidas no site do E@D-Leite ou por e-mail nos endereços http://ead.cnpgl.embrapa.br e cnpgl.ead@embrapa.br