UFJF sedia simpósio sobre silagem de milho e sorgo

08-11-2019 08:32:19 - Por: Embrapa

Uma realização da Embrapa Gado de leite em parceria com a Riber/KWS, Emater-MG.

Responsive image
Será realizado nos dias 12 e 13, no auditório da Faculdade de Odontologia da UFJF o Simpósio de Silagem de Milho e Sorgo, uma realização da Embrapa Gado de leite em parceria com a Riber/KWS, Emater-MG, Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite) e Faculdade de Medicina Veterinária da UFJF. O evento é a parte teórica do dia de campo sobre Silagem Inovação e Tecnologia (Sitec), que foi realizado em agosto, no Campo Experimental José Henrique Bruschi, em Coronel Pacheco (MG).

O diretor comercial do escritório regional da Riber/KWS, Lucas Miranda, explicou que nos anos anteriores, o simpósio fazia parte da programação do Sitec, junto com o dia de campo e era realizado no auditório do Núcleo de Transferência, Treinamento e Capacitação em Pecuária de Leite (Nuttec), também em Coronel Pacheco. “Este ano o interesse de participantes do evento teórico cresceu muito e tivemos que procurar um auditório com maior capacidade. Com intermediação da Embrapa, conseguimos um confortável auditório na UFJF para desenvolver nossos trabalhos”, explicou.

O simpósio vai discutir 15 temas divididos em quatro sessões diferentes: cenário do leite, silagem de milho e experiência do produtor, na manhã do dia 12. Manejo do solo, plantio, irrigação e plantas daninhas, na tarde do dia 12. Na manhã do dia 13, as apresentações serão sobre controle biológico, manejo de sorgo e efeito de microtoxinas e futuro de leite. Na tarde do mesmo dia, serão debatidos aspectos referentes à alimentação, técnicas de ensilagem e experiências do produtor.

Segundo o chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Gado de Leite, Bruno Carvalho, o Sitec é um grande exemplo de parceria público privada trabalhando em prol da melhoria da produção de leite e da renda do produtor.  Os debatedores serão pesquisadores da Embrapa, professores da UFV e da UFJF, técnicos da Emater e especialistas das empresas KWS e Altec. Mais informações para participação no evento, cujo horário será de 8h às 17:30h podem ser obtidas pelo telefone: 3311 7500.