Preço do leite UHT recua pelo segundo mês consecutivo Preço do leite UHT recua pelo segundo mês consecutivo

22-11-2019 10:32:55 - Por: Munira Nasrrallah e Laiane Santos, em Boletim do Leite Cepea

Houve dificuldade em negociar em outubro, visto que os estoques dos atacadistas seguem abastecidos e o consumo baixo.

Preço do leite UHT recua pelo segundo mês consecutivo
Em outubro, o preço do leite UHT negociado no mercado atacadista de São Paulo fechou a R$ 2,38/litro, queda de 3,5% frente a setembro/19 – esse é o segundo mês consecutivo de baixa. Em relação ao mesmo período de 2019, o derivado se desvalorizou 6,3%. Vale ressaltar que as cotações do leite longa vida permaneceram em queda em praticamente todo o mês, apresentando uma leve reação somente na última semana.

De acordo com os colaboradores consultados pelo Cepea, houve dificuldade em negociar em outubro, visto que os estoques dos atacadistas seguem abastecidos e o consumo, baixo.

O mercado de queijo muçarela, por outro lado, registrou alta nas cotações, de 1,2%, frente a setembro/19, fechando outubro com média de R$ 17,16/kg. Porém, em relação ao mesmo período de 2018, os preços caíram 9,1%.

Segundo colaboradores do Cepea, indústrias optaram por reduzir o volume de produção para manter seus estoques controlados, devido às baixas negociações no período. Além disso, a falta de matéria-prima em alguns laticínios contribui para a leve reação dos valores. A pesquisa diária de preços é realizada pelo Cepea e tem apoio financeiro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).