Embrapa Gado de Leite publicará edital para projetos de inovação aberta Embrapa Gado de Leite publicará edital para projetos de inovação aberta

11-03-2020 08:24:00 - Por: Embrapa Gado de Leite. Foto: Icons made by

Serão investidos até R$ 1,2 milhões no desenvolvimento de soluções capazes de impactar a cadeia leiteira, da fazenda ao consumidor final.

Embrapa Gado de Leite publicará edital para projetos de inovação aberta
Nesta quinta-feira, 12 de março, a Embrapa Gado de Leite receberá lideranças de empresas e entidades setoriais em um evento com dois importantes anúncios: a publicação de um edital voltado a projetos de inovação aberta e a apresentação do Silo – inovação aberta, o primeiro hub de inovação no Brasil dedicado à cadeia produtiva do leite. O evento está marcado para as 15h, na Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG), unidade que abriga o hub, com 1.400 m² de área.

O edital, nomeado Desafio Inovação Aberta, será direcionado a empresas e disponibilizará até 1,2 milhões de reais, sendo parte em recursos financeiros e a outra parte em cessão de infraestrutura e recursos humanos para o desenvolvimento de tecnologias em projetos de inovação aberta. A publicação está prevista para as próximas semanas.

Os projetos aprovados poderão se beneficiar da estrutura organizada para o novo hub de inovação, chamado Silo. O espaço irá proporcionar a conexão de startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, universidades, uma aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite. Os empreendedores também poderão contar com a infraestrutura laboratorial e os campos experimentais da empresa de pesquisa para o codesenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras.

O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, conta que ambas as iniciativas são fruto do Ideas for Milk, projeto criado em 2016 para impulsionar a revolução digital no mercado lácteo: “A Embrapa cumpriu o relevante papel de reunir diferentes atores para consolidar o ecossistema de inovação do leite e fomentar o mercado de soluções digitais. Agora, oferece novas ferramentas para conectar estes atores. O conhecimento científico e de campo será um diferencial oferecido aos projetos do edital Desafio Inovação Aberta e também aos profissionais, empresas e entidades ligados ao Silo”, explica Martins, que cita duas startups do Ideas for Milk e que já garantiram espaço no hub, Onfarm e Cowmed.  

A Microsoft está finalizando negociação de parceria com o Silo. “É impensável hoje falar de qualquer negócio sem reconhecer a importância da tecnologia digital, do uso de dados para gerar inovação”, afirma o diretor Tecnologia da transnacional, Ronan Damasco.

Outras empresas estão finalizando discussões para assinar o termo de parceria, entre elas a TIM Brasil. Segundo o diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios, Janilson Bezerra, “A Tim percebeu que levar conectividade para o campo é um grande negócio e herdou um grande aprendizado do Ideas for Milk, que é ‘você não faz isso sozinho’”.

Medalha Mário Luiz Martinez

Além da apresentação do Silo, o evento da tarde de 12 de março registra homenagem a quatro personalidades por suas contribuições ao agronegócio do leite. Eles receberão a Medalha Mário Luiz Martinez, honraria que será entregue pelo presidente da Embrapa, Celso Moretti, a Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig; Paulo Roberto Bernardes, líder do setor leiteiro e cooperativista; José Renaldi Feitosa Brito e Maria Aparecida Brito, pesquisadores aposentados da Embrapa.   

Serviço:

Apresentação do Edital Desafio Inovação Aberta e do Silo - inovação aberta. Entrega da Medalha Mário Luiz Martinez

Data: 12 de março de 2020
Horário: das 14h30 às 16h10
Local: Auditório da Embrapa Gado de Leite (Rua Eugênio do Nascimento, 610, bairro Dom Bosco / Juiz de Fora – MG)

Programação:

14h30 Entrevista coletiva à imprensa: Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa
15h Boas-vindas - Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite
15h05 Apresentação do hub de inovação "Silo – Inovação Aberta" (vídeo 3D)
15h10 Assinatura de atos e contratos com parceiros do Silo - Inovação Aberta
15h25 Apresentação do Edital Desafio Inovação Aberta - Pedro Braga Arcuri, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite
15h30 Entrega da honraria “Medalha Mário Luiz Martinez”
Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig
José Renaldi Feitosa Brito, pesquisador aposentado da Embrapa Gado de Leite
Maria Aparecida Vasconcelos Paiva Brito, pesquisadora aposentada da Embrapa Gado de Leite
Paulo Roberto Bernardes, liderança do Setor Leiteiro e Cooperativista
15h50 Fala em nome dos homenageados - Paulo Roberto Bernardes – liderança do Setor Leiteiro e Cooperativista
15h55 Fala do presidente da Embrapa - Celso Luiz Moretti
16h05 Encerramento