Decreto do Governo de SC regulamenta a comercialização do Queijo Artesanal Serrano

21-07-2017 11:35:32 Por: Portal Visão

Decreto do Governo de SC regulamenta a comercialização do Queijo Artesanal Serrano
O governador Raimundo Colombo assinou, nesta quarta-feira (19/07), a regulamentação da lei que permite a produção e venda do queijo artesanal serrano, aprovada no ano passado, de autoria do deputado Gabriel Ribeiro. Apesar da legislação estar em vigor, a regulamentação especifica pontos sobre como a lei do queijo deve ser aplicada, especialmente em relação à segurança alimentar. O decreto de regulamentação será publicado no Diário Oficial desta quinta.
 
A lei do queijo artesanal serrano foi aprovada pela Assembleia Legislativa e, depois, sancionada pelo governador em meados do ano passado. Independente da regulamentação, ela tem sido aplicada e queijeiros vêm adaptando as instalações em suas propriedades conforme as normas.

Sobre o aspecto social, Gabriel Ribeiro disse que a nova legislativa está permitindo que a agricultura familiar acrescente um novo rendimento à propriedade. E salientou que, hoje, há sítios onde o queijo artesanal serrano já significa mais da metade do rendimento familiar.
 
O queijo serrano tem mais de dois séculos e meio de história, e o começo da produção coincide que a ocupação dos campos serranos, por onde eram transportadas tropas do Rio Grande do Sul para a cidade paulista de Sorocaba. A receita a partir do leite cru chegou com imigrantes portugueses, vindos da Serra da Estrela, que produziam um produto semelhante à base de leite de cabra.
 
“O nosso queijo serrano tem um sabor muito especial e diferenciado. A exemplo da maçã catarinense e do vinho de altitude, agora o queijo serrano será mais um item de atração entre os nossos produtos regionais. A nova lei regulamenta e fortalece a cadeia produtiva, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e para o turismo catarinense”, avaliou Colombo.