Com foco no crescimento sustentável no segmento de lácteos, Embaré faz contrato de arrendamento com Quatrelati Com foco no crescimento sustentável no segmento de lácteos, Embaré faz contrato de arrendamento com Quatrelati

29-06-2020 10:54:30 - Por: Assessoria de Imprensa Embaré. Foto: Nadim Neto

Assumirá as atividades da fábrica em Patrocínio/MG. Passará a produzir os produtos sob a marca Camponesa.

Com foco no crescimento sustentável no segmento de lácteos, Embaré faz contrato de arrendamento com Quatrelati
A Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, firmou, no dia 19 de junho, um contrato para arrendamento da Quatrelati, que será submetido ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A partir da aprovação pelo Cade, a Embaré que assumirá as atividades da fábrica da Quatrelati em Patrocínio (MG), passará a produzir os produtos sob a marca Camponesa, marca que assina a linha de lácteos da Embaré. Com a nova fábrica, a Embaré avança no projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos. As atividades serão iniciadas com a fabricação de leite em pó e ingredientes lácteos para indústria. A capacidade de processamento diária de leite da empresa aumentará 16%, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros/dia.

O presidente da Embaré, Alexandre Antunes, explica que, o carro-chefe da Camponesa é o leite em pó, proveniente de um trabalho de crescimento econômico sustentável desenvolvido ao longo dos anos. A Camponesa encontra-se atualmente entre as três primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC Nielsen. Nas regiões Norte, Nordeste e Estado de Minas Gerais, a participação de mercado da marca é altamente relevante. “Tradicional na comercialização de leite em pó no Nordeste do Brasil, estamos sempre inovando no processo produtivo por meio de novas tecnologias, a fim de tornar a companhia mais competitiva e atual. Nosso desafio é desenvolver todas as partes da cadeia, dos produtores aos distribuidores, para entregar ao consumidor final o melhor produto com um ótimo custo-benefício. Queremos crescer ainda mais no mercado de lácteos, em todo o Brasil”, explica o presidente.

De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Ipsos, líder global de estudos de mercado, a Camponesa está entre as duas marcas de leite em pó mais lembradas nos Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Segundo o diretor de Marketing e Trade da Embaré, Martim Ibrahim, em 2020, a empresa iniciou um trabalho de fortalecimento de marca e de seu processo de inovação. “Estamos trabalhando em time multidisciplinar compostos por membros das áreas de vendas, produção, P&D, captação de leite e marketing para entender como evoluir os produtos, lançar novas versões e adaptá-lo de maneira mais rápida para atender um mercado sedento por novidades e que também almeja personalização”, diz Martim.

Empresa de vanguarda em tecnologia de produção de leite, a Embaré também se destaca pelo desenvolvimento de projetos?socioambientais e por uma gestão pautada na busca contínua de alternativas que minimizem os impactos da fabricação de produtos lácteos ao meio ambiente e que contribuam com a melhora da qualidade de vida da sociedade. Na produção de leite, por exemplo, a Embaré consome apenas 1,35 litro de água por cada litro de leite industrializado, enquanto a média nacional é de 3 a 4 litros de água. Para alcançar esse percentual, foram adotadas várias medidas ao longo dos últimos anos, com a instalação de hidrômetros em todos os setores de produção e reutilização de água condensada para geração de vapor na caldeira.
 
Embaré

Há 85 anos no mercado, cujo controle acionário é detido pela família Antunes, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG, que somam juntas aproximadamente 40 mil m² de área construída e contam com nove laboratórios próprios. A Embaré apresentou faturamento de R$ 1,38 bilhão em 2019, e hoje tem capacidade de processamento de 2,4 milhões de litros de leite. 

Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga, além de uma variedade de queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes. 

Quatrelati

Localizada na cidade de Patrocínio (MG), a Quatrelati foi construída pelo Grupo de Laticínios 3 Marias, que atua há 30 anos no mercado. A estrutura de 10 mil m² de construção em um terreno de 100 mil m² tem capacidade para processar diariamente 400 mil litros de leite, de forma altamente eficiente através de seus modernos equipamentos. Atuante nas categorias de leite em pó integral, desnatado e MPC 70, a empresa é especializada em clientes industriais.