Itapetinga é destaque na produção de leite

24-07-2020 08:21:00 Por: Portal A tarde UOL

Itapetinga é destaque na produção de leite
O município de Itapetinga, um dos maiores do sudoeste baiano, tornou-se a capital nacional da produção leiteira, ao sediar, virtualmente, o primeiro painel do Projeto Campo Futuro, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A reunião nacional, realizada por meio da internet, foi coordenada a partir de equipamento de informática instalado no Sindicato Rural de Itapetinga, sob a coordenação do pecuarista de leite Dilermando Campos. Durante a apresentação do painel foi definida uma estratégia para a região sudoeste da Bahia, com a meta de produzir 350 litros, diariamente, com 50 vacas em lactação.

Foi muito bom participar do Projeto Campo Futuro para conhecer melhor a atividade leiteira. Se não tivermos o conhecimento necessário, não saberemos tomar as medidas cabíveis para o melhoramento do setor – afirmou Dilermando Campos. Custos mensais – Em relação aos custos mensais, o levantamento apontou que, na rotina produtiva atual, 28% da renda estava comprometida com mão de obra, resultando em baixa produtividade dos animais gerada pelo sistema de ordenha manual.

Já o gasto com alimentação, que inclui ração, mineral e volumoso, comprometeu 22% da renda – explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Gabriel Oliveira. Para o produtor Igor Dutra, outro dos painelistas, o encontro virtual foi interessante para pecuaristas de todo o país porque trouxe informações sobre como melhorar a produção leiteira.