Preços do leite pagos ao produtor no mês de Julho/20, segundo Cepea Preços do leite pagos ao produtor no mês de Julho/20, segundo Cepea

29-07-2020 12:20:53 - Por: Cepea-Esalq/USP

Preços pagos ao produtor referentes ao leite entregue em Junho.

Preços do leite pagos ao produtor no mês de Julho/20, segundo Cepea
O preço do leite ao produtor em julho, referente à captação de junho, atingiu R$ 1,7573/litro na “Média Brasil” líquida do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, expressivas altas de 16,1% em relação ao mês anterior e de 25% frente ao mesmo período do ano passado (a série foi deflacionada pelo IPCA de junho/20). Esse é o maior valor registrado para um mês de julho e o segundo mais alto de toda a série histórica do Cepea (desde 2004), atrás apenas da média de agosto/16 (R$ 1,7751/litro).

A elevação nos preços se deve à maior competição entre as indústrias de laticínios para garantir a compra de matéria-prima em junho. A concorrência acirrada, por sua vez, esteve atrelada à necessidade de se refazer estoques de derivados lácteos. Tipicamente, as indústrias empenham esforços nessa direção antes de abril, prevendo que a captação caia nos meses posteriores. Contudo, neste ano, as perspectivas negativas sobre o consumo nos médio e longo prazos diante da pandemia da covid-19 aumentaram o nível de incerteza em abril e diminuíram os investimentos das indústrias em estoques.


Cotações de leite cru - Preços pagos pelos laticínios e recebidos pelos produtores (líquido) em Julho/20 referentes ao leite entregue em Junho/20 nos estados que compõem e não compõem a “Média Brasil”.

Dados deflacionados pelo IPCA de Junho de 2020.

A “Média Brasil” líquida contém os preços de BA, GO, MG, SP, PR, SC e RS ponderados pelos seus respectivos volumes de negociação, sem considerar frete ou impostos. Demais estados RJ, ES, MS, CE e PE não estão incluídos na “Média Brasil”.