Em busca de mais qualidade no rebanho, produtores associam à Girolando

12-08-2020 11:06:40 Por: Assessoria de Imprensa Girolando

Em busca de mais qualidade no rebanho, produtores associam à Girolando
A opção pela raça Girolando para ampliação de projetos de produção de leite no país vem crescendo significativamente, o que tem levado muitos produtores a se associarem a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. É o caso do novo associado Edson Ferreira Rocha, de Ibiá/MG. Titular da Chácara Jardim, ele está investindo em ferramentas de seleção e moderna estrutura para otimizar a produção de leite, que atualmente é de 1.000 litros de leite/dia e 50 vacas em lactação.

De acordo com o superintendente Técnico da Girolando Leandro Paiva, a propriedade se prepara agora para implantar o Controle Leiteiro Oficial e para inaugurar seu primeiro galpão de Compost Barn, com capacidade para 80 vacas. "A propriedade já faz uso de tecnologias como a inseminação artificial e a Fertilização In Vitro (FIV) e possui acompanhamento veterinário e zootécnico permanente", esclarece o superintendente Técnico da Girolando.

Segundo o criador o objetivo  é estabelecer um sistema de produção de alta eficiência, cujo rebanho será formado predominantemente por fêmeas CCG 1/2, CCG 5/8 e CCG 3/4, utilizando a própria genética existente na propriedade, a qual foi adquirida de importantes criatórios de Girolando da região. Ainda segundo ele, a decisão de se filiar à Associação de Girolando foi tomada em função da necessidade de se ter uma melhor orientação técnica quanto à seleção e manejo da raça, além de manter todo o histórico do rebanho devidamente oficializado por uma instituição de muita credibilidade e que irá executar serviços de grande relevância, como o registro genealógico, o controle leiteiro e as avaliações genéticas/genômicas.