Embaré amplia produção de leite em pó Camponesa com foco na expansão de vendas

17-08-2020 13:13:52 Por: Assessoria de Imprensa Embaré

Embaré amplia produção de leite em pó Camponesa com foco na expansão de vendas
A partir do mês de agosto, a Embaré, sexta maior empresa de laticínios do Brasil, começa a produzir em sua nova unidade fabril em Minas Gerais. Depois da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), no dia 10 de agosto, passa a valer o contrato de arrendamento da fábrica da Quatrelati, em Patrocínio (MG), que desenvolverá produtos com a marca Camponesa, linha de lácteos da Embaré.

A nova unidade está alocada em um terreno de 100 mil m², sendo 10 mil m² de área construída com estrutura moderna, equipamentos eficientes e capacidade de captação de 400 mil litros de leite/dia. “Ao assumir essa nova unidade, a Embaré sela não só um compromisso com todos os colaboradores, mas também com os produtores rurais, até então fornecedores da Quatrelati. Esses produtores contarão com as diversas ferramentas de apoio para a gestão e melhoramento de seus negócios como: assistência técnica, compra de insumos, APP Fomento com informações da sua folha de leite, programa de incentivo à melhoria da qualidade, entre outros”, afirma o gerente de captação e fomento da Embaré, Yago Sartori.

Com a nova aquisição, a empresa aumentará em 16% a capacidade de processamento diário, atingindo a casa dos 2,8 milhões de litros de leite/dia. A companhia avança no projeto de ampliar a participação no mercado nacional de lácteos com a produção de leite em pó e pretende acompanhar a crescente demanda do produto na região Nordeste do país.

De acordo com pesquisa realizada, neste ano, pela Ipsos, líder global de estudos de mercado, a Camponesa está entre as duas marcas de leite em pó mais lembradas nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. Com base em dados divulgados pelo Instituto AC Nielsen, a Camponesa, possui significativa fatia de mercado em Pernambuco: 59,4%. No interior do estado, essa participação chega a 73,2% e, em Recife, é de 25,6%, além de estar entre as três primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do país.

Segundo o diretor de Marketing e Trade da Embaré, Martim Ibrahim, em 2020, a empresa iniciou um trabalho de fortalecimento de marca e de seu processo de inovação. "Estamos trabalhando em time multidisciplinar composto por membros das áreas de vendas, produção, P&D, captação de leite e marketing para entender como evoluir os produtos, lançar novas versões e adaptá-lo de maneira mais rápida para atender um mercado sedento por novidades e que também almeja personalização", diz Martim.

O presidente da Embaré, Alexandre Antunes, explica que o carro-chefe da Camponesa é o leite em pó. "Tradicional na comercialização de leite em pó no Nordeste do Brasil, estamos sempre inovando no processo produtivo por meio de novas tecnologias, a fim de tornar a companhia mais competitiva e atual. Nosso desafio é desenvolver todas as partes da cadeia, dos produtores aos distribuidores, para entregar ao consumidor final o melhor produto com um ótimo custo-benefício. Queremos crescer ainda mais no mercado de lácteos em todo o Brasil", explica o presidente.


Embaré

Fundada em 1935, a Embaré possui fábricas em Lagoa da Prata e Santo Antônio do Monte, na região Centro-Oeste de MG, que somam aproximadamente 40 mil m² de área construída e contam com nove laboratórios próprios. A Embaré registrou faturamento de R$ 1,38 bilhão em 2019 e hoje tem capacidade de processamento de 2,4 milhões de litros de leite. Agora, com a nova fábrica, 400 mil litros de leite serão produzidos a mais.

Atuante nas categorias de laticínios e confeitaria, a empresa tem um mix de produtos diversificado, fabricado nos mais altos padrões de qualidade. Sua linha de lácteos é composta por leite em pó, leite UHT, leite condensado, creme de leite, doce de leite, bebida láctea, manteiga e queijos. A empresa também produz os tradicionais caramelos, que são hoje exportados para países dos cinco continentes.

A Camponesa encontra-se atualmente entre as três primeiras marcas de leite em pó mais vendidas do Brasil, de acordo com o Instituto AC Nielsen. Nas regiões Norte e Nordeste e no Estado de Minas Gerais, a participação de mercado da marca é ainda mais relevante. De acordo com pesquisa realizada no início de 2020 pela Ipsos, líder global de estudos de mercado, a Camponesa está entre as duas marcas de leite em pó mais lembradas nos estados do Norte e Nordeste do Brasil.