Como aumentar o consumo de leite entre as crianças?

21-08-2020 12:32:18 Por: Dairy Industries International, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Como aumentar o consumo de leite entre as crianças?
O consumo de leite entre as crianças vem diminuindo há décadas, portanto, compreender e atender às necessidades delas é crucial para reverter o declínio. Em um artigo publicado no Journal of Dairy Science, cientistas da North Carolina State University e da Cornell University estudaram os principais contribuintes para aumentar o consumo de leite entre as crianças.

Os fatores avaliados no estudo incluíram tendências alimentares, requisitos nutricionais e de programas de alimentação escolar, percepções e preferências das crianças e influências ambientais. Entre essas influências, o sabor e o hábito foram os principais impulsionadores do consumo de leite a longo prazo. Fatores intrínsecos variaram em influência sobre a preferência por leite, mostrando que aromatizantes, tratamento térmico e adoçantes se correlacionaram positivamente com maior consumo. Fatores extrínsecos, como influência social (ou seja, colegas, pais ou responsáveis e funcionários da escola), embalagem e benefícios para a saúde, afetaram as atitudes das crianças em relação ao leite também.

“Tornar o leite mais atraente para as crianças, fazer com que as escolas incluam leite em seus planos de alimentação e aumentar os tipos de leite disponíveis nas escolas são opções positivas para incentivá-las a consumir leite fluido e receber esses benefícios de saúde”, disse a autora sênior, Dra. MaryAnne Drake Departamento de Alimentos, Bioprocessamento e Ciências da Nutrição, Universidade Estadual da Carolina do Norte, Raleigh, NC, EUA. “As descobertas neste estudo revelam percepções críticas que ajudarão nos esforços para aumentar o consumo de leite entre as crianças.”

Entender como criar produtos lácteos que sejam atraentes para as crianças sem comprometer os benefícios à saúde e tomar nota dos vários fatores que influenciam a escolha são necessários para incentivar e aumentar o consumo de leite por toda a vida.