Nova torre de secagem Lactalis deve entrar em operação na França

28-08-2020 09:44:45 Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Nova torre de secagem Lactalis deve entrar em operação na França
A Lactalis Ingredients, maior produtora mundial de soro de leite, encomendou uma quarta torre de secagem em sua unidade de Verdun na França, que será inaugurada no verão de 2020.

A empresa disse que isso significa que está aumentando a disponibilidade de sua linha de soro de leite em pó Flowhey por meio de seus dois locais de produção em Mayenne e Verdun. O mercado global de soro de leite é altamente dinâmico. A quantidade de soro líquido disponível para a indústria internacional cresce cada vez mais a cada ano. Esse crescimento é impulsionado principalmente pela produção de lácteos: 2% ao ano para queijos.

Embora os Estados Unidos continuem sendo um grande exportador de soro e seus derivados, com 400.000 toneladas por ano, a Lactalis Ingredients disse que a Europa é o maior exportador mundial com mais de 600.000 toneladas exportadas por ano.

A Lactalis Ingredients disse que agora está posicionada como a maior produtora mundial de soro de leite doce. A Lactalis Ingredients desenvolve produtos como soro de leite em pó e outros ingredientes lácteos para atender às necessidades dos participantes da indústria de alimentos. A planta de Verdun foi integrada há quase três anos e recebeu um plano completo de reforma. Com um investimento de € 40 milhões (US$ 47,3 milhões), este projeto de grande escala está quase concluído.

A empresa disse que sua nova torre de secagem melhora a disponibilidade do Flowhey e garante flexibilidade entre os dois locais. A técnica de secagem, desenvolvida pela Lactalis Ingredients desde 1970, permite a obtenção de soro em pó com altíssima fluidez e com controle total da cadeia produtiva. Ela disse que seus produtos Flowhey são fáceis de transportar e armazenar graças à alta estabilidade dos ingredientes e sua resistência a condições de alta temperatura e umidade.

Também pode ser usado como agente de volume por seu conteúdo de lactose (cerca de 80%) e como um substituto do leite econômico por seu conteúdo de proteína (cerca de 11%). A linha Flowhey consiste em soro de leite em pó termoestável e desmineralizado. O soro de leite é adequado para uma ampla gama de aplicações, como padaria, confeitaria, chocolate, queijo processado, leite condensado e laticínios.

O processo técnico utilizado para a produção do Flowhey otimiza a cristalização da lactose, reduzindo sua higroscopicidade. Assim, evitam-se os fenômenos de aglomeração, endurecimento e escurecimento. As propriedades de fluidez muito boas observadas são devidas a uma alta taxa de cristalização. O Flowhey é três vezes mais fluido do que produtos padrão, disse a empresa.

A Lactalis Ingredients também disse que um contrato de estudo foi assinado com uma start-up para a produção de água quente usando energia solar em Verdun. Será uma das maiores centrais solares da Europa abastecendo um parque industrial, com 4,5 hectares de painéis solares.