Preços dos lácteos subiram no atacado e varejo em agosto

08-09-2020 09:21:09 Por: Scot Consultoria

Preços dos lácteos subiram no atacado e varejo em agosto
Mais um mês de alta nos preços dos produtos lácteos no mercado atacadista. Apesar da produção de leite estar crescendo no campo desde maio último, a oferta está mais apertada em relação ao ano passado. Este fato associado à boa demanda por leite e derivados, sustentada pelo retorno gradual das atividades comerciais e pagamentos dos auxílios emergenciais, tem gerado uma maior concorrência pela matéria-prima entre os laticínios, além de estoques enxutos nas indústrias.

Considerando a média de todos os produtos pesquisados pela Scot Consultoria, os preços subiram 3,8% em agosto no atacado, na comparação mensal. A cotação do leite longa vida (UHT) teve alta de 1,2% no mês, o que representa a oitava quinzena consecutiva de valorização do produto. Em relação ao queijo muçarela, houve um ligeiro recuo na primeira metade do mês (-0,3%), mas, no acumulado de agosto a alta foi de 2,9%.

No mercado varejista, os preços também seguiram em alta em agosto. Considerando a média de todos os produtos pesquisados em São Paulo, o aumento foi de 3,2% na comparação mês a mês. O leite longa vida (UHT) teve alta de 4,7% frente ao mês passado, acumulando uma valorização de 19,8%nos supermercados comparado com o mesmo período de 2019.