Produtores investem em capim gigante

14-09-2020 09:06:04 Por: G1 Sorocaba, Foto: Reprodução/TV TEM

Produtores investem em capim gigante
É um capim que chama a atenção pelo tamanho. Ele pode chegar a cinco metros de altura. O nome, em tupi-guarani, significa "capim gigante". O capiaçu, lançado há quatro anos pela Embrapa, tem qualidades que vêm atraindo muitos criadores, que destacam o rendimento obtido: cerca de 30% maior em relação a outras variedades disponíveis no mercado.

Para o pecuarista Marciano de Souza Lima, a adaptação a climas secos é um grande diferencial. Antes, ele usava outro tipo de capim que, na época de estiagem, praticamente morria ou entrava em dormência. Além disso, Marciano diz que o capiaçu exige apenas um único plantio, ao contrário de outras gramíneas.

O produtor Donizete dos Santos conheceu a variedade no ano passado. Ele trocou a produção de milho pelo capiaçu, que virou o principal alimento na dieta do rebanho. Um animal de porte médio come cerca de 30 quilos por dia. Em um hectare são produzidas 330 toneladas por ano, o suficiente para alimentar até 30 vacas adultas.

Donizete conta que a produção de leite melhorou e o gado está até mais bonito e saudável. O médico veterinário Maurício Correa Siana explica que a média de lactação era de 19 litros de leite por vaca/dia e aumentou para 23 litros.