Preços reais do farelo de soja são os mais elevados em oito anos

18-09-2020 11:28:07 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, Boletim do Leite Cepea

Preços reais do farelo de soja são os mais elevados em oito anos
Os preços de farelo de soja subiram com força no Brasil na parcial de setembro, impulsionados pelo baixo estoque de matéria-prima e pelo consumo doméstico aquecido. Algumas indústrias trabalham com lotes agendados (contratos a termo), no intuito de garantir a margem de lucro. 

Na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, as cotações do farelo subiram significativos 8% entre agosto e a parcial de setembro (até o dia 15). Entre setembro de 2019 e a parcial deste mês, o avanço é de expressivos 60,8%. Diante disso, em muitas praças levantadas pelo Cepea, os atuais valores do farelo são os maiores, em termos reais, desde setembro de 2012 (as médias mensais foram deflacionadas pelo IGP-DI de agosto/20). Consumidores domésticos de farelo de soja têm buscado novas alternativas para substituir esse subproduto na ração animal. 

Uma opção tem sido o DDG (grãos secos por destilação, na sigla em inglês). Entretanto, agentes consultados pelo Cepea já sinalizam que a oferta de DDG já está baixa frente à alta procura. As empresas que ainda não utilizam esse produto têm feito análises para comparar preço/rendimento.