No Japão empresas adotam embalagens de leite com tampas de plástico na pandemia

22-09-2020 09:03:22 Por: Portal IPC. DIGITAL

No Japão empresas adotam embalagens de leite com tampas de plástico na pandemia
Fabricantes japoneses de leite estão mudando para caixas com tampas de plástico em meio à pandemia do coronavírus como uma forma de reduzir uma possível infecção, já que os consumidores não precisam mais entrar em contato com a superfície de vazamento ao abrir a embalagem.

A Megmilk Snow Brand e Meiji Holdings estão entre os principais fabricantes de bebidas japoneses que estão mudando para caixas de 900 mililitros com tampas e a mudança chega em um momento em que muitos fabricantes estão em processo de atualização de seus equipamentos. A COVID-19, doença respiratória causada pelo coronavírus, se espalha por meio de pequenas gotículas que são expelidas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essas gotículas podem cair e permanecer nos objetos, infectando as pessoas que as tocam.


A marca Megmilk Snow lançou seu leite rico “Tokuno”, lacrado com tampa de plástico, no dia 8 de setembro, após a adoção de tampas para suas outras marcas, como “Mainichi Honebuto MBP” e “Accadi Onakani Yasashiku”. A Meiji Holdings também substituiu a velha embalagem de sua marca “Meiji Oishii Gyunyu” por uma versão com tampa plástica.

As novas embalagens foram bem recebidas pelos idosos, que são considerados mais vulneráveis ao vírus e também os principais compradores de leite, segundo a Nippon Paper Industries Co., fabricante de papel e celulose e fornecedora de máquinas de fazer papelão.


Alguns consumidores consideram a mudança com um aumento de preço, no entanto, já que o leite era vendido anteriormente em embalagens de 1.000 ml. Um porta-voz da Megmilk disse que o conteúdo foi reduzido para manter o preço inalterado apesar do valor agregado aos produtos com a adoção de limites. A nova embalagem buscou os valores agregados de “sabor e funcionalidade, como limpeza e facilidade de servir”, disse ela.

A Nippon Paper Industries espera que as vendas de máquinas de fabricação de papelão que podem se adaptar ao design da tampa de rosca aumentem pela metade em relação ao ano anterior no ano fiscal encerrado em março de 2021 e atinjam 10 bilhões de ienes (US $ 95,3 milhões) em cinco anos.

Embora a maioria das embalagens vendidas no exterior tenha tampas de plástico, cerca de 90% das embalagens de papel para bebidas no mercado japonês atualmente não têm, de acordo com o fabricante de papel. 

Os fabricantes de bebidas japoneses continuaram usando máquinas para embalagens de papelão antigas, já que seus gastos de capital diminuíram após o colapso da bolha econômica inflada por ativos na década de 1990. “Cortar custos foi mais importante do que usabilidade”, disse um funcionário da empresa, acrescentando que o antigo tipo dobrável será gradualmente substituído por aqueles com tampas de plástico.