Propagação de mudas de capim beneficia mais de 100 pecuaristas familiares da Região Central de Minas

01-10-2020 09:19:23 Por: EMATER MG

Propagação de mudas de capim beneficia mais de 100 pecuaristas familiares da Região Central de Minas
Um trabalho de propagação de mudas de capim está obtendo bons resultados, com a geração de renda para agricultores familiares e a melhoria da alimentação do rebanho bovino, na região Central de Minas Gerais. Tudo começou há quatro anos, quando o técnico da Emater-MG de Cordisburgo, Ronaldo Teixeira da Rocha, participou de um evento na Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco. 

Na ocasião, ele conheceu uma nova cultivar de capim elefante, a BRS Capiaçu, desenvolvida no centro de pesquisa.  Como na região onde trabalha tem um grande número de agricultores familiares que investem na pecuária, principalmente a leiteira, o técnico da Emater-MG recebeu, como doação dos pesquisadores, alguns feixes de muda do capim para que os produtores fizessem a multiplicação em canteiros.  


“Em Cordisburgo, a propagação começou com três produtores.  Cada produtor que recebia gratuitamente as mudas para propagação se comprometia a fazer uma doação de mudas para outros pecuaristas da região”, explica o técnico da Emater-MG.