Atualização do mercado global de lácteos para outubro Atualização do mercado global de lácteos para outubro

08-10-2020 13:45:43 - Por: Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Os mercados globais de lácteos estiveram relativamente estáveis durante o trimestre de setembro, com exceção dos preços dos queijos nos Estados Unidos.

Atualização do mercado global de lácteos para outubro
A Maxum Foods publicou sua atualização global sobre produtos lácteos para outubro. Dustin Boughton, gerente de compras da Maxum Foods, disse que os mercados globais de lácteos estiveram relativamente estáveis durante o trimestre de setembro, com exceção dos preços dos queijos nos Estados Unidos. "As vendas sustentadas no varejo, os canais de foodservice, a proteção da ajuda governamental e o lento crescimento da oferta de leite se combinaram para manter os preços estáveis e firmes em muitos casos", disse Boughton. Isso foi ajudado pelos fortes volumes de comércio, já que os compradores aproveitaram a queda nos preços no segundo trimestre de 2020.

“Embora pareça haver negação nos mercados de lácteos sobre a gravidade do impacto econômico da Covid, a experiência até o momento mostra a resiliência da demanda por produtos lácteos. Isso será testado nos próximos meses, com grandes infecções de segunda onda reprisando as restrições de movimento em muitas das principais economias”, disse Boughton.


Ele acrescentou que a oferta de leite continuará crescendo no segundo semestre de 2020 – embora mais lentamente do que no primeiro semestre. O mercado de cheddar dos EUA enfraquecerá à medida que o queijo em bloco aumenta com o crescimento da oferta de leite e capacidade adicional. Os mercados de manteiga estão expostos em todas as regiões à demanda mais fraca por foodservice, o que nos EUA e na UE forçará maiores volumes de creme de leite para a produção de manteiga.

As mudanças na mobilidade e nos hábitos de compra continuarão mudando a demanda por produtos lácteos e ingredientes, disse Boughton, acrescentando que uma profunda recessão está se desenrolando à medida que os efeitos das primeiras medidas de estímulo se desgastam e os governos se preparam para o impacto da perda de empregos e fechamento de empresas nos gastos das famílias.

Enquanto os mercados do mundo em desenvolvimento tendem a responder aos preços dos produtos em vez de mudanças no PIB, a incerteza à frente manterá os compradores cautelosos e qualquer perspectiva deve considerar os riscos de uma demanda mais lenta, disse ele.

“Embora a experiência sugira que uma recessão pode ajudar a demanda diária de queijos nos EUA, a perspectiva fará com que os consumidores mudem para linhas de produtos mais baratas, reduzam os gastos com queijos especiais de alto valor, snacks e linhas de entretenimento e (onde for possível) evitem comer para fora”, disse Boughton.

Os preços do leite em pó desnatado continuaram crescendo de forma constante. Os temores anteriores de aumento de estoque não aconteceram, à medida que a oferta de leite diminuiu e a demanda de queijo se manteve resiliente com a oscilação nas vendas no varejo.


Boughton disse que o mercado de leite em pó integral se estabilizou, apesar do aumento da produção da UE e da América do Sul e da perspectiva de pico de produção de leite mais forte na Nova Zelândia. A demanda persistente da China (apesar dos pesados estoques internos) e do MENA (Oriente Médio e Norte da África) mantiveram o mercado equilibrado.

Os mercados de queijo – assim como a manteiga – mostraram tendências divergentes, mas a estabilidade da demanda doméstica na UE e nos EUA absorveu sólidos do leite o suficiente para manter todo o complexo de laticínios em condições estáveis, observou ele.

Os preços globais da gordura da manteiga divergiram nos últimos meses, à medida que diferentes influências afetam os fundamentos de cada um dos principais produtores. Boughton observou que os preços dos produtos de soro de leite permanecem sob as complexas influências do Covid-19 no fornecimento de leite, produção de queijo, preços relativos de leite em pó desnatado e fraca demanda por produtos com alto teor de concentrado, mas as perspectivas para o mercado de soro de leite na China continuam positivas.