Como a união entre tradição e inovação trouxe grandes ganhos para a indústria láctea brasileira

09-10-2020 08:55:27 Por: G1 Sorocaba e Jundiaí

Como a união entre tradição e inovação trouxe grandes ganhos para a indústria láctea brasileira
Quando a COLASO - Cooperativa de Laticínios de Sorocaba - iniciou suas atividades lá no longínquo ano de 1933, com produtores de leite locais, seus fundadores não imaginavam que ela cresceria a ponto de ser reconhecida em toda a região.

A virada de chave veio em 2014, quando a marca foi incorporada pela Unium - uma intercooperação das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal - e deu novo rumo à bacia leiteira da região.

Hoje, o grupo figura entre as três principais empresas de laticínios do Brasil e detém um amplo reconhecimento pela qualidade, excelência e inovação no setor, chegando a processar mais de 3,5 milhões de litros de leite por dia.

Para conseguir alcançar esse patamar a intercooperação estimulou, entre seus produtores, a troca de informações técnicas e de mercado, o aprendizado proveniente da interação com os parceiros de negócio, os investimentos em inovação e a evolução nos modelos de gestão das cooperativas.


Nas palavras do diretor-presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman: “Nós percebemos que tínhamos que industrializar para avançar na cadeia de negócios, mas queríamos manter a identidade de cada cooperativa e suas respectivas independências”.

Mesmo com tudo isso, o fator que mais chama a atenção é a qualidade da matéria-prima - ponto já reconhecido na tradição dos produtos COLASO e que possibilita levar ao mercado produtos diferenciados.

Linha de produtos Colaso — Foto: Colaso/Divulgação

A união de todos esses fatores contribuiu para que a indústria se tornasse um exemplo em modernidade e resultados, sem abrir mão dos valores tradicionais, tão exaltados pelos cooperados e pelo próprio público, que confia plenamente em seus produtos das marcas Colaso e Colônia Holandesa, entre eles leite UHT, creme de leite, leite condensado, achocolatado, leite em pó, além do leite UHT Naturalle, que é 0% aditivo e 100% leite.

Foi assim que a COLASO saiu de um pequeno projeto local, há quase 100 anos, cresceu em qualidade, conquistou o coração dos consumidores e chegou em 2020 como símbolo de tradição aliada à inovação.