Baixo excedente do grão limita oferta de farelo de soja no Brasil

20-10-2020 10:34:15 Por: Débora Kelen Pereira da Silva, em Boletim do Leite Cepea

Baixo excedente do grão limita oferta de farelo de soja no Brasil
Com o baixo estoque da matéria-prima, indústrias brasileiras enfrentam dificuldades em se abastecer. Muitas estão aceitando pagar preços maiores por lotes de soja, mas estas não têm encontrado a matéria-prima, o que, por sua vez, também implica em menor oferta de farelo. Na primeira quinzena de outubro, grandes indústrias do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil relataram não ter mais lotes do coproduto para comercializar neste mês de outubro. Outras indústrias já limitaram as ofertas de farelo de soja a granel, dando prioridade aos lotes ensacados.

O que preocupa é que parte dos consumidores de farelo de soja só tem lotes para adquirir no curto prazo. Outra parcela, que está abastecida até janeiro de 2021, já se preocupa com o abastecimento no próximo ano. Segundo o USDA, os estoques brasileiros de farelo de soja finalizaram a temporada 2019/20 (em setembro) nos menores volumes desde 2009/10.

Nesse cenário, na média das regiões acompanhadas pelo Cepea, os preços de farelo de soja subiram significativos 13% entre a média de setembro e a da parcial de outubro. Os preços da primeira quinzena de outubro superam em expressivos 84,6% os do mesmo mês de 2019.