Preços do leite pagos ao produtor no mês de Outubro/20, segundo Cepea Preços do leite pagos ao produtor no mês de Outubro/20, segundo Cepea

30-10-2020 08:57:50 - Por: Cepea-Esalq/USP

Preços pagos ao produtor referentes ao leite entregue em Setembro.

Preços do leite pagos ao produtor no mês de Outubro/20, segundo Cepea
O preço do leite captado em setembro e pago ao produtor em outubro avançou por mais um mês, renovando o recorde real da série histórica do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. De acordo com pesquisas do Cepea, a “Média Brasil” líquida de outubro teve alta de 1,25%, chegando a R$ 2,1586/litro. O valor é 53,6% maior que o registrado no mesmo mês do ano passado, em termos reais. Com isso, o preço do leite no campo registra alta real acumulada de 57,4% desde o início deste ano (os dados foram deflacionados pelo IPCA de setembro/20).

O aumento das cotações ocorreu de forma diferenciada dentre os estados acompanhados pela pesquisa do Cepea. Enquanto em Goiás e Minas Gerais, a valorização de setembro para outubro se limitou a 0,1%, em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as altas estiveram entre 3 e 4,5%. Já na Bahia, houve forte elevação de 6,4%.


Cotações de leite cru - Preços pagos pelos laticínios e recebidos pelos produtores (líquido) em Outubro/20 referentes ao leite entregue em Setembro/20 nos estados que compõem e não compõem a “Média Brasil”. Dados deflacionados pelo IPCA de Setembro de 2020. A “Média Brasil” líquida contém os preços de BA, GO, MG, SP, PR, SC e RS ponderados pelos seus respectivos volumes de negociação, sem considerar frete ou impostos. Demais estados RJ, ES, MS, CE e PE não estão incluídos na “Média Brasil”.