Atualização do mercado global de lácteos para novembro

09-11-2020 10:46:43 Por: Dairy Reporter, traduzidas pela equipe do MilkPoint

Atualização do mercado global de lácteos para novembro
A Maxum Foods publicou sua atualização global sobre produtos lácteos para novembro. Dustin Boughton, diretor de compras, disse que, apesar da turbulência em curso no mercado de queijos dos EUA, os mercados globais de lácteos permaneceram calmos com o aumento das infecções por COVID-19 e o retorno das restrições de movimento. Ele disse que os fundamentos do mercado de lácteos são mistos entre os principais produtores, e os fatores regionais continuam influenciando as direções do valor das commodities.

Os efeitos da primeira onda de surtos de COVID limitaram o efeito geral sobre a demanda por laticínios, disse Boughton, ajudados pelas vendas nos canais de mercearia. Isso também foi amortecido na Europa pela demanda no verão por creme, que evitou grandes excedentes de manteiga.

Os efeitos da segunda onda são muito maiores em escala do que no segundo trimestre de 2020, e Boughton disse acreditar que os governos terão uma resposta mista na aplicação de restrições, com alguns evitando lockdown impopulares. A adequação da demanda de varejo será testada à medida que os governos agora oferecem menos apoio à renda e o fechamento de lojas de serviços alimentícios irão enfraquecer o uso de creme.

“Há um impacto de volume incerto de gastos discricionários mais cautelosos na categoria de lácteos. Enquanto isso, os preços das commodities se recuperaram e os compradores de commodities lácteas em mercados de exportação sensíveis a preços enfrentarão uma perspectiva econômica mais complexa e podem não ter a necessidade ou incentivo para reabastecer”, disse Boughton.

"O risco de um novo aumento nos estoques de gordura de manteiga depende da resiliência da demanda de queijo na União Europeia e nos EUA, bem como das perspectivas de aumento das exportações", acrescentou. Haverá uma recuperação lenta e instável nos canais de food service, enquanto as viagens e eventos de negócios e turismo serão limitados durante grande parte de 2021.

O crescimento da produção de leite aumentou recentemente, mas, fora dos Estados Unidos, não será sustentado nos próximos meses, pois o clima e os custos da ração começarão a impactar a produção de leite em várias regiões.

O comércio global permaneceu à frente do ano anterior em agosto, mas em um ritmo mais lento do que nos dois meses anteriores. O crescimento ano a ano nas principais categorias de commodities foi menor na maioria dos casos. O comércio de manteiga foi o mais afetado: em agosto caiu 11%.

Os preços spot do leite em pó desnatado foram mistos - estáveis na Nova Zelândia desde meados de setembro, mais fracos nos EUA com a expansão da oferta de leite, e mais fracos na UE, observou Boughton.

Os preços do leite em pó integral se estabilizaram nos últimos meses, com produtos da UE e NZ convergindo e sendo negociados em torno de US $ 3.000. No primeiro evento GDT de outubro, os valores do leite em pó integral aumentaram, estabilizando no evento mais recente.

Os valores dos queijos nos EUA aumentaram em outubro, enquanto os preços da Nova Zelândia e da UE se estabilizaram com os valores da UE permanecendo competitivos. Os preços futuros dos EUA para o primeiro trimestre de 2021 também aumentaram com o crescente mercado à vista, mas uma vez que suprimentos adicionais estejam disponíveis, os preços futuros sugerem uma grande correção, disse ele.

O comércio de gordura de manteiga caiu 10,8% em termos gerais, abaixo do declínio do mês anterior por uma queda de 20% no comércio de AMF (gordura anidra do leite), enquanto o comércio de manteiga piorou um pouco, caindo 6,8%. Isso ocorreu apesar de uma queda contínua nos preços médios das vendas da Nova Zelândia, enquanto os valores da UE continuaram aumentando.

Boughton disse que os valores dos produtos de soro de leite permaneceram estáveis até outubro e continuaram sob a influência complexa da COVID-19 no fornecimento de leite, das perspectivas de aumento da produção de queijo, preços relativos de leite em pó desnatado e fraca demanda por produtos de alto concentrado, já que o comércio de fórmulas infantis permaneceu moderado e os mercados fitness desligaram devido a restrições de movimento.