Conseleite/RS, Fetag e Farsul pedem apoio do Ministério da Agricultura ao setor leiteiro

16-11-2020 10:42:25 Por: Correio do Povo. Foto: Orlando Oliveira/Embrapa

Conseleite/RS, Fetag e Farsul pedem apoio do Ministério da Agricultura ao setor leiteiro
Entidades gaúchas encaminharam hoje ao Ministério da Agricultura pedidos de ajuda ao setor leiteiro do Estado. Assinado pelo Conseleite/RS, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o documento solicita que o órgão federal utilize os mecanismos de política pública, como compras governamentais, para enxugar a oferta interna de leite e reduzir custos de produção.

Na manifestação, as entidades relatam que a cadeia leiteira está sendo impactada, neste momento, pela segunda estiagem do ano no Estado, o que agrava o problema da alimentação dos animais e, consequentemente, a produção de leite. Destacam ainda que o setor nacional compete com a entrada de leite em pó e outros derivados do Mercosul, depois de as importações terem dado um salto nos últimos meses.


Os pleitos foram os seguintes: compra de leite por meio dos instrumentos de Aquisição do Governo Federal (AGF), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Direta da Agricultura Familiar (CDAF). Além disso, solicitaram para o início de 2021 operações de Prêmio para o Escoamento de Produto (PEP) e de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para elevar a oferta de milho e de soja nas regiões produtoras de ração, como forma de tentar baratear o custo deste insumo.