Tudo pronto para o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal 2020

24-11-2020 09:35:02 Por: Ascom Emater-MG

Tudo pronto para o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal 2020
No dia 25 de novembro (quarta-feira), será realizado o julgamento do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, que este ano tem edição especial pelos 300 anos de Minas Gerais. Além dos vencedores escolhidos pelo júri técnico, também será eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas. O evento acontece na sede da Emater-MG, a partir das 8h, em Belo Horizonte. A cerimônia com anúncio dos vencedores e a premiação ocorrerá no dia 9 de dezembro, também na sede da Emater-MG.

Para esta edição foram inscritos mais de 217 queijos, produzidos nas sete regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras de Queijo Minas Artesanal. São elas: Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo Mineiro. Os queijos serão avaliados em sabor, textura, aroma, apresentação, cor e consistência, por um júri técnico formado por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área. Os jurados escolherão os cinco primeiros colocados e, entre eles, o campeão estadual.

No período da tarde, o júri formado por jornalistas avaliará os queijos finalistas da primeira etapa. O produtor do queijo eleito pelo júri dos jornalistas receberá uma premiação especial.  Por causa da pandemia do novo coronavírus, o julgamento deste ano não foi aberto ao público.

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias. O evento será transmitido pelo You Tube da Emater-MG.