Danone estuda se deixará a Argentina em 2021

26-11-2020 11:20:52 Por: Clarín Economía, traduzidas pela Equipe MilkPoint

Danone estuda se deixará a Argentina em 2021
A empresa francesa Danone, líder em iogurtes, queijos cremosos e águas minerais, está avaliando se vai continuar na Argentina. A avaliação vai até meados de 2021. Nesse momento, a matriz decidirá se a operação local continua, se busca sócios para aprimorá-la ou se inicia o processo de alienação de seus ativos.

“Estamos na Argentina há 25 anos, então sabemos que é uma montanha-russa”, Emmanuel Faber, presidente e CEO da Danone, explicou aos investidores quando falou sobre uma possível saída do país. Suas palavras levaram fornecedores e clientes da Danone (como supermercados ou varejistas) a descobrir com os executivos locais qual será o futuro da empresa. A resposta que encontraram é que tudo está em estudo, mas a conclusão será no primeiro semestre de 2021.

A queda no volume de vendas e o empate dos "preços máximos" são mencionados pelos executivos locais como entraves. Isso decorre de conversas que a Danone manteve com diversos parceiros, segundo o Clarín. “Estamos reorganizando e remodelando a forma como trabalhamos na Argentina, com o objetivo de sair desta crise mais fortes do que antes. Hoje acho que não vamos sair do país, esta seria a seria a última decisão", segundo Faber.


“A equipe local não esperou para fazer uma reestruturação radical. Mas a questão é que na macroeconomia argentina vemos tração suficiente nos próximos três anos, dois anos, 18 meses que cria a conexão entre nosso negócio argentino e o que eu acho que é necessário neste mundo da Covid-19, que é focar nossos esforços ", disse ele.

Mas a Danone espera que os "esforços" levem a algum caminho de lucratividade. “O objetivo é o mais importante e devem ser oportunidades de crescimento sustentado. Por isso não estou dizendo que a a empresa na Argentina vai ser vendida. Mas vamos revisar várias opções. Temos parceiros lá. O que temos que ter certeza em breve é chegar a uma conclusão sobre (o que fazer) com aquele ativo específico ”, disse o CEO francês.

A empresa iniciou uma parceria com a Arcor em Bagley, para seu negócio de biscoitos. Mais tarde, Bagley e Arcor também entraram no pacote de ações da Mastellone, fabricante da La Serenísima. A Danone mantém relações comerciais com a Mastellone desde o início do país e várias vezes a auxiliou com uma injeção de dólares, em troca de manter negócios diferentes (como sobremesas) ou seu sistema de distribuição.


Os balanços da Danone na Argentina são diferentes dos do resto do mundo desde 2014. A partir daquele momento, os elevados parâmetros inflacionários levaram a matriz a tratar a contabilização de suas receitas argentinas de forma diferente do restante de suas operações internacionais. Essa situação surgiu em 2017, quando parecia que a filial local estava voltando ao normal, e houve até números de crescimento.

Mas, em 2018, o saldo foi novamente modificado pela alta inflação e a Argentina voltou a se ajustar, encontrando dentro dos países com alta inflação, outras subsidiárias de multinacionais também adotaram esse esquema contábil. Com a queda nas vendas de 2018 a 2020, a Danone também estaria com excesso de pessoal, segundo estimativas de executivos da empresa. Seus 6.000 trabalhadores foram projetados em um esquema de crescimento de vendas. Agora, eles entendem que poderiam rodar com 1.000 a menos.

A empresa sempre foi supervisionada por um executivo francês. E os sucessos locais sempre foram a plataforma para os executivos argentinos migrarem para operações maiores e mais bem-sucedidas. Nesta fase, tudo é local e quem comanda a operação são argentinos. Como todas as empresas de consumo de massa, a Danone recorre à Secretaria de Comércio Interno para solicitar aumentos.


Ao governo, executivos da empresa disseram que houve queda no consumo de lácteos e águas minerais (falaram em até 40%), que precisam equilibrar com preços mais altos para seus produtos, conforme argumentaram. O outro negócio da Danone é nutrição, com alimentos específicos, mas seu grosso são laticínios e água. Yogurtísimo é sua marca estrela na primeira categoria, enquanto Casamcrem é seu tanque em queijos cremosos. Em águas minerais, eles possuem Villavicencio e Villa del Sur.