Produtores no Triângulo Mineiro melhoram qualidade do leite com o Programa FIP Paisagens Rurais

04-12-2020 11:30:59 Por: Senar Minas

Produtores no Triângulo Mineiro melhoram qualidade do leite com o Programa FIP Paisagens Rurais
O programa FIP Paisagens Rurais começa a mostrar os primeiros resultados da assistência aos produtores da pecuária de corte e de leite no Triângulo Mineiro, inseridos na Bacia do Rio Tijuco. Eles melhoraram a qualidade do leite. Um exemplo é o trabalho junto a onze produtores do assentamento Barra do Peixe, em Campo Florido.

Logo no primeiro mês, a equipe do Sistema FAEMG/SENAR/INAES identificou a necessidade de melhorar a qualidade do leite produzido no local, que apresentava uma CBT (Contagem Bacteriana Total) em torno de 500 mil UFC/ml. A CBT representa um diagnóstico da higiene do ambiente, desde a ordenha até o armazenamento. Quanto mais baixa a CBT, melhor a qualidade do leite. “Em outubro, fizemos a primeira visita aos produtores e percebemos que era urgente a necessidade de capacitação sobre procedimentos de higiene. Por isso, promovemos o curso de Qualidade do Leite”, explicou o técnico do SENAR MINAS, Roger Alan Santos.


Os resultados foram rápidos. De acordo com o técnico, o índice da CBT caiu para uma média de 40 mil UFC/ml, sendo que alguns produtores alcançaram números ainda mais satisfatórios. Um caso de sucesso é o produtor Admilson Alves Dias. Para ele, antes do curso, era como “tirar leite no escuro”. Depois do treinamento, conseguiu atingir 12 mil UFC/ml na CBT. “Queremos fazer outros e melhorar ainda mais a nossa produção”.

“Dentro do FIP Paisagens, os nossos técnicos também aplicam as diretrizes do programa de Assistência Técnica e Gerencial, levando orientações para a gestão das propriedades e direcionamento das capacitações. Esse trabalho agrega conhecimento e beneficia a produtividade dos participantes”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira.

O programa no Triângulo - O FIP Paisagens Rurais é uma iniciativa do Banco Mundial, em parceria com a Embrapa e o Ministério da Agricultura, executado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES. Atualmente, quase mil produtores são atendidos no Triângulo pelo FIP Paisagens Rurais em Campina Verde, Campo Florido, Gurinhatã, Ituiutaba, Monte Alegre de Minas, Prata, Santa Vitória, Uberaba, Uberlândia e Veríssimo.


Com duração de dois anos, o programa desenvolve ações gratuitas para preservação da paisagem, por meio da recuperação de pastagens degradadas, áreas de APP ou reserva legal. A expectativa é recuperar 45 mil hectares de pastagens e 5 mil hectares de florestas.