Produtores de Paracatu-MG ligados na qualidade do leite

07-12-2020 12:09:18 Por: FAEMG

Produtores de Paracatu-MG ligados na qualidade do leite
Para conseguir se manter no competitivo mercado de leite, o produtor deve ficar atento à qualidade do produto. Se o leite tem qualidade, as cooperativas e indústrias pagam melhor, o produtor melhora de vida e o consumidor também ganha, pois terá produtos de alto nível na mesa.

Em Paracatu, no noroeste do estado, o curso de Qualidade do Leite, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, tem sido bastante solicitado, principalmente por pequenos produtores. De outubro até o fim deste mês serão sete turmas capacitadas por meio da parceria da entidade com o Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e a COOPERVAP (Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu). Os instrutores responsáveis por ministrar os cursos são Flaviane Afonso, Luciano Tavares e Rodrigo Bueno.

“Essa capacitação é extremamente importante porque conscientiza sobre a prevenção de uma das principais doenças que atingem os bovinos, que é a mastite. Eles aprendem os cuidados com higiene durante todo o processo de produção e, por fim, o curso os faz enxergar que eles não são meramente vaqueiros, mas verdadeiros produtores de alimentos, por isso não podem descuidar da qualidade do leite que produzem”. - Flaviane Afonso, instrutora.


“Sinto-me realizada ao ver os resultados que as capacitações estão proporcionando a nossos produtores. Principalmente os pequenos, que vivem do leite. Se produzem com mais qualidade, consequentemente vão obter mais lucro e melhorar de vida”. - Dita Oliveira, mobilizadora do SPR de Paracatu.

“Unimos Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Sindicato de Paracatu e COOPERVAP para propor melhorias na qualidade do leite desses produtores. Vamos atender a sete localidades diferentes da zona rural do município para atingir os produtores que estão com os índices mais baixos de qualidade do leite. Está sendo um trabalho muito direcionado e, certamente, transformador”. - Sérgio de Carvalho Coelho, gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES.