Cidade de Arapiraca-AL retoma o Programa do Leite com distribuição semanal de 22 mil litros

14-12-2020 10:31:58 Por: G1 AL

Cidade de Arapiraca-AL retoma o Programa do Leite com distribuição semanal de 22 mil litros
A cidade de Arapiraca foi o 51º município a ter o Programa do Leite retomado em Alagoas. Uma comitiva da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) esteve na cidade, nesta quinta-feira (10), para oficializar o retorno da distribuição. O programa teve a verba reduzida no começo do ano e foi suspenso no mês de junho. Em setembro as atividades começaram a ser retomadas de forma gradativa.

Arapiraca receberá 22 mil litros de leite semanalmente que contemplam 5.600 famílias. Todas serão atendidas com cobertura de 100% no município.

"É importante que o Programa do Leite não pare, que continue alcançando as famílias alagoanas, pois é valioso para as pessoas que vivem em situação de pobreza ou pobreza extrema aqui no Estado. Muito mais do que uma assistência, o Programa traz esperança para o nosso povo", disse o secretário João Lessa.

Criado em 2002, o Programa do Leite em Alagoas garante o consumo de leite para famílias em estado de insegurança alimentar e nutricional, além de incentivar a produção familiar, de onde é comprado o produto. 80% da verba para mantê-lo são do Governo Federal, por meio de repasse feito pelo Ministério da Cidadania, e 20% são do Governo Estadual.

Mais de 80 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios alagoanos recebem o leite. Cada família assistida recebe quatro litros por semana. O programa compra o leite de produtores familiares a um preço fixo ao longo do ano. O leite é beneficiado em laticínios contratados e entregue às famílias carentes.