Produtores de leite e soja de Patos de Minas cobram reparos nas estradas rurais Produtores de leite e soja de Patos de Minas cobram reparos nas estradas rurais

07-01-2021 11:14:26 - Por: Patos Hoje

Relatam que estão tendo diversos prejuízos tanto na produção de leite quanto no plantio e na colheita de soja.

Produtores de leite e soja de Patos de Minas cobram reparos nas estradas rurais
O Patos Hoje mostrou ontem o problema que os produtores rurais estão enfrentando com a falta de cuidados nas estradas. Nesta terça-feira (05), produtores chegaram a encaminhar um depoimento para pedir reparos nas estradas. Eles relatam que estão tendo diversos prejuízos tanto na produção de leite quanto no plantio e na colheita de soja.

Wanderson Régio Simão relatou as dificuldades e chegou a dizer que a situação está um caos na região do Buracão, próximo à fazenda Três Pontes e Fazenda Gameleira. “Estamos vivendo um caos com as condições em que as estradas rurais se encontram. E esse problema já se arrasta há algum tempo e prejudica a vida de todos que precisam dela para trafegar”, disse. Ele contou que, enquanto estava no período letivo, os filhos dos funcionários perdiam aulas porque a condução não conseguia buscá-los para chegar até as escolas. Outra dificuldade é com os caminhões que buscam leite não conseguem passar nas estradas.


E não para por aí. “O problema maior que estamos enfrentando agora é com o plantio da safra. Tivemos que pagar fretes com valores altíssimos porque os caminhões vinham e não conseguiam passar e voltavam. Tínhamos que pagar o frete novamente para voltarem depois”, contou no depoimento.

Eles ainda estão tendo despesas com trator para arrastarem caminhões e outros veículos que seguiam até as propriedades para prestar serviços. “A demora para chegar as mercadorias prejudicou o plantio. E a preocupação maior já é com a parte da colheita. Estamos à procura de máquinas colheitadeiras e carretas para o carregamento e transporte da soja e não estamos conseguindo ninguém que anime vir prestar o serviço”, disse.

Os caminhoneiros estariam recusando a se deslocarem, pois conhecem as estradas e não querem arriscar e colocar seus bens nas condições que as estradas se encontram. Eles cobram uma providência para esta situação o mais rápido. E o trabalho nas estradas rurais de Patos de Minas exige realmente um trabalho especial. Vários produtores entraram em contato com o Patos Hoje relatando as dificuldades.


O Patos Hoje entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e recebeu o seguinte posicionamento:

- Nesta terça-feira (5), a equipe de Estradas Rurais realizou manutenção na estrada da região de Bom Sucesso, onde um veículo caiu em buraco no início da semana. No dia de hoje, iniciaram-se também trabalhos na estrada sentido Alagoas, no trecho entre a Patense e o entroncamento com a via de acesso a Pilar.

- É importante ressaltar que todas as demandas enviadas tanto diretamente pela comunidade quanto por veículos de imprensa estão sendo registradas e repassadas à Diretoria de Estradas Rurais. O novo diretor do setor, Geraldo Soares Barbosa (Geraldinho), está fazendo diagnóstico das regiões em que as ações precisam ser emergenciais.

- A área rural é extensa e, dessa forma, o reparo nas estradas leva certo tempo. No entanto a administração não medirá esforços para deixar as estradas em condições de tráfego seguro.