Queijaria de Capão Alto-SC recebe Selo de Inspeção Municipal

12-01-2021 08:53:35 Por: Epagri

Queijaria de Capão Alto-SC recebe Selo de Inspeção Municipal
Queijo Artesanal Serrano (QAS) produzido pelo casal Salete e José Machado, de Capão Alto, agora pode ser comercializado na região que compreende a Associação de Municípios da Região Serrana (Amures). Isso é possível porque o empreendimento desses agricultores recebeu, no final de novembro de 2020, o Selo de Inspeção Municipal (SIM). Segundo José Machado, a Epagri foi uma grande incentivadora para que eles permanecessem na atividade, pois antes de existir uma lei específica para a produção e comercialização de QAS, o produtor havia pensado em abandoná-la devido às dificuldades para comercializar um produto à margem da legislação. Para ele o processo de legalização veio para melhorar a produção e a comercialização.


A extensionista rural da Epagri em Capão Alto, Ana Paula Schlichting, relata que a Epagri participou de todo o processo de legalização, através de sensibilização, apoio, orientação técnica, capacitações e visitas de acompanhamento a propriedade. “Com certeza o SIM de Capão Alto para o Queijo Artesanal Serrano J Machado representa o reconhecimento do trabalho da família, que preza pela qualidade do produto. O casal sempre esteve junto da Epagri nas ações realizadas para o resgate, a valorização e a legalização desse produto tão importante para a Região Serrana”, comemora.

De acordo com Ana Paula, o queijo do casal Machado é muito conhecido na Região Serrana pela qualidade, o que rendeu aos agricultores prêmios em concursos regionais e nacionais. Para a extensionista, o diferencial desses produtores está no saber-fazer que foi transmitido pelos pais de ambos, que fazem queijo há mais de 40 anos na Granja Três Lagoas, localidade de Vigia.