Sensor magnético de segurança da Schmersal tem instalação simples e evita burlas ao sistema

27-01-2021 15:27:02 Por: Assessoria de Imprensa Schmersal

Sensor magnético de segurança da Schmersal tem instalação simples e evita burlas ao sistema
A linha de sensores magnéticos de segurança BNS 36 da Schmersal foi desenvolvida para monitorar o posicionamento de proteções móveis como portas, tampas e janelas, com o objetivo de manter a máquina ou o equipamento desligado, ou seja, interromper as situações de perigo que o operador está exposto enquanto a porta de acesso estiver aberta.

Com grau de proteção IP 67 - que protege contra a entrada de partículas de água e sujeira no seu interior - e tipo de atuação magnética, ou seja, sem desgaste mecânico de contatos, a família de produtos BNS 36 tem maior vida útil e um ótimo desempenho em ambientes industriais.

Nacional, o sensor magnético de segurança BNS 36 pode ser aplicado em diversos mercados, como alimentos e bebidas, têxtil, embalagem, metalúrgico, metal mecânica, automotivo, plástico, celulose, cerâmica e agricultura, além de ser muito utilizado em equipamentos de ferramentaria e por montadores de painéis.


Condições de segurança - Composto por um sensor magnético BNS 36 e um imã BPS 36 codificado, a atuação do sistema é protegida contra manipulação por meios simples, ou seja, o produto instalado não pode ser ativado com imã comum ou com ferramentas como chaves de fenda e pregos, por exemplo.

A condição de segurança conforme IEC 60947-5-3 dos sensores magnéticos da família BNS 36 é garantida por meio do monitoramento do sinal de status do dispositivo por meio de relés ou CLPs de segurança apropriados, como os modelos SRB e PSCBR, da Schmersal. Para garantir alta performance do sistema, deve monitorar máquinas ou equipamentos sem inércia e, assim, evitar riscos adicionais.

O BNS 36 da Schmersal está de acordo com a norma ISO 13849-1 e ISO 14119 e atinge nível de performance PLe e categoria de segurança 4 em conjunto com o dispositivo de monitoramento apropriado.

Diferenciais e benefícios - Resistente a impactos e condições fabris severas, o sensor e o atuador da Schmersal toleram leves deslocamentos horizontais e verticais como, por exemplo, folgas e desalinhamento de portas, e podem ser instalados em ambientes com temperaturas que variam entre -25°C e +70°C.

Leve e compacto, o sensor tem apenas 29g com invólucro plástico reforçado com fibra de vidro,13mm de espessura e 88mm de altura. O BNS 36 é fácil de instalar, pois contém apenas dois pontos de fixação. Assim, pode ser instalado até mesmo em locais de difícil acesso.


“A especificação do produto é extremamente simples. Além do atuador, o usuário seleciona até dois contatos independentes de segurança e até um contato auxiliar. O BNS 36 tem ainda a opção de LED indicador de status de operação, pode ser selecionado com cabo ou conector incorporado e para portas com fechamento à esquerda ou à direita”, finaliza Jamile Zarif, coordenadora de produtos da Schmersal.
 
Sobre a Schmersal - Multinacional alemã líder mundial em sistemas de segurança para máquinas industriais, a Schmersal também desenvolve soluções em automação e tecnologia para elevadores, além de ser especialista em produtos Ex e soluções para áreas classificadas. Com mais de 25 mil produtos e presente em 17 países, a empresa tem fábrica na cidade de Boituva, no interior de São Paulo, além de linhas de produção na Alemanha, China e Índia. A companhia conta com a Academia Schmersal, criada para capacitar profissionais ligados à segurança industrial para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12. A Schmersal também integra o ranking “Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil”, de acordo com pesquisa realizada pela consultoria Great Place to Work (GPtW). www.schmersal.com.br.