Preços do leite pagos ao produtor no mês de Janeiro/21, segundo Cepea

29-01-2021 11:12:56 Por: Cepea-Esalq/USP

Preços do leite pagos ao produtor no mês de Janeiro/21, segundo Cepea
Pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, apontam que o preço do leite captado em dezembro de 2020 e pago aos produtores em janeiro de 2021 registrou queda de 4,3% na “Média Brasil” líquida, chegando a R$ 2,0344/litro. Ainda assim, o valor é 42,6% maior do que o registrado em janeiro de 2020 e representa um novo recorde para este mês.

A desvalorização do leite no campo esteve atrelada à maior pressão dos canais de distribuição junto às indústrias, uma vez que a demanda se enfraqueceu consideravelmente durante dezembro e janeiro. Colaboradores consultados pelo Cepea informaram que, diante da instabilidade do consumo, há um esforço das indústrias em ajustar a produção para manter os estoques controlados, de modo a evitar quedas mais bruscas de preços.


Cotações de leite cru - Preços pagos pelos laticínios e recebidos pelos produtores (líquido) em Janeiro/21 referentes ao leite entregue em Dezembro/20 nos estados que compõem e não compõem a “Média Brasil”. Dados deflacionados pelo IPCA de Dezembro de 2020. A “Média Brasil” líquida contém os preços de BA, GO, MG, SP, PR, SC e RS ponderados pelos seus respectivos volumes de negociação, sem considerar frete ou impostos. Demais estados RJ, ES, MS, CE e PE não estão incluídos na “Média Brasil”.