Cooperativa Auriverde de SC consegue financiamento do BRDE

05-02-2021 14:12:30 Por: Valor Econômico

Cooperativa Auriverde de SC consegue financiamento do BRDE
A Cooperativa Regional Auriverde, de Cunha Porã (SC), com faturamento anual de R$ 635 milhões, anunciou hoje que conseguiu a aprovação Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para um financiamento de R$ 32 milhões. Os recursos serão usados na construção de armazéns e secadores na cidade de Maravilha, no oeste catarinense.

Claudio Post, presidente da Cooperauriverde, disse, em nota, que as obras já começaram e vão ampliar a capacidade de secagem da cooperativa em 45 mil sacas de grãos por dia e a armazenagem em 750 mil sacas.

Conforme o balanço de 2019, a cooperativa contava com estrutura própria de recebimento, secagem e armazenamento de cereais para 72,4 mil toneladas de grãos. São quatro suas centrais de recebimento, secagem e beneficiamento de forma geral e duas as exclusivas para o recebimento de trigo.


A cooperativa atua nas áreas de suinocultura, avicultura, bovinocultura e grãos, tem 4,8 mil cooperados e um complexo de 30 filiais em Santa Catarina e duas no Rio Grande do Sul. No último ano, ela recebeu mais de 950 mil sacas de milho, 550 mil sacas de soja e 140 mil sacas de trigo.

Na suinocultura, a Auriverde conta com 18 mil matrizes produtoras de leitões em sistema de unidade de produção de desmamados, 65 mil leitões em sistema de creche e 170 mil suínos em recria e terminação. Na avicultura, são 423 aviários e 120 mil aves fornecidas diariamente por 300 produtores à cooperativa Aurora — o que lhe rende participação de 16% na central.


No leite, a captação mensal gira em torno de 4 milhões de litros, entregues por aproximadamente 600 produtores — sendo que 93% fazem parte do quadro de sócios da Auriverde. A média mensal de entregas é de 6,2 mil litros por produtor.

Além disso, fazem parte da infraestrutura da cooperativa lojas de insumos, supermercados, postos de combustíveis, duas fábricas de ração e um moinho de trigo.