Produtores de Alagoas, Sergipe e Bahia recebem capacitação em beneficiamento de leite

14-07-2021 12:39:18 Por: Embrapa Semiárido

Produtores de Alagoas, Sergipe e Bahia recebem capacitação em beneficiamento de leite
O projeto Lagos do São Francisco’, uma iniciativa da Embrapa Semiárido, Chesf e BNDES, realizou nos meses de junho e julho deste ano uma série de capacitações em beneficiamento de leite para produtores dos municípios de Pariconha, Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, em Alagoas; Paulo Afonso, na Bahia; e Poço Redondo, em Sergipe. Os treinamentos buscaram demonstrar as etapas e boas práticas do processamento de leite e seus derivados, e seguiram todas as normas de segurança em relação à prevenção da Covid-19.

As capacitações abordaram a parte técnica ligada à higiene pessoal para manipulação de alimentos, equipamentos, uniformes e acessórios adequados, além das orientações para embalagem, armazenamento, tratamento de resíduos e noções básicas sobre custos e comercialização.


Também foram realizadas demonstrações práticas para elaboração de queijos dos tipos minas frescal, coalho tradicional, coalho com orégano, ricota, mussarela em barra e em trança. Os participantes aprenderam ainda a produzir iogurte em diversos sabores, achocolatados com aproveitamento do soro de queijos pasteurizados, sorvetes, doce de leite pastoso e ambrosia.

Para o pesquisador José Barbosa dos Anjos, da Embrapa Semiárido, que participou da organização dos treinamentos, as ações foram relevantes no intuito de capacitar as pessoas dentro da cadeia de beneficiamento do leite, gerando renda e agregando valor na elaboração de novos produtos. "As receitas foram bem aceitas por todos, com destaque para o queijo mussarela trançado, que recebeu diversos elogios", completa o pesquisador.

As informações são da Embrapa Semiárido.