Programa implementa ações para qualidade do leite caprino e nutrição animal na Paraíba e Pernambuco

11-08-2021 20:14:11 Por: Embrapa Caprinos e Ovinos. Foto: Leandro Oliveira

Programa implementa ações para qualidade do leite caprino e nutrição animal na Paraíba e Pernambuco
Neste início de agosto, duas equipes da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) estão em atuação na região de divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco, para ações de pesquisa voltadas para aperfeiçoar a qualidade do leite de cabra e a alimentação de caprinos e ovinos. A iniciativa, promovida pelo programa AgroNordeste, contempla territórios do Cariri Paraibano e sertão de Pernambuco, que compõem um dos maiores polos de produção de leite caprino do país.

Uma primeira equipe realizará, até a próxima quinta-feira (12), capacitação em Boas Práticas de Ordenha higiênica para produtores rurais, para auxiliar na elaboração e implementação de um plano para controle de mastite nos rebanhos de caprinos leiteiros. A doença, causada por bactérias, provoca inflamação nas glândulas mamárias das cabras, podendo comprometer a produtividade e a qualidade do leite, além de provocar perdas econômicas aos produtores.


Em visitas a oito propriedades rurais e oito tanques comunitários de 11 diferentes municípios na região (Sertânia-PE; Cabaceiras-PB; Barra de São Miguel-PB; Parari-PB; Livramento-PB; Santo André-PB; Zabelê-PB; Ouro Velho-PB; Coxixola-PB; Santo André-PB e Sumé-PB), a equipe também realizará coletas de amostras de leite dos rebanhos, para monitoramento da qualidade do leite, com informações que vão subsidiar um plano de controle da mastite caprina na região.

“Os resultados obtidos nas coletas auxiliarão na elaboração do plano de controle, baseado no uso de métodos mais rápidos e baratos para diagnóstico, bem como na implementação de processos de manejo e higiene de ordenha para redução da enfermidade”, explica a pesquisadora Viviane Souza. De acordo com ela, estes processos serão definidos a partir do conhecimento dos principais fatores de risco para disseminação da doença, promovendo o uso de boas práticas adaptadas às condições dos sistemas de produção locais.

Medidas de boas práticas de higiene na ordenha e outras práticas de manejo podem reduzir a incidência da mastite nos rebanhos. As recomendações da Embrapa aos produtores rurais podem ser acessadas na Internet, clique aqui.

Orientação para nutrição - Outra equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos estará na região até sexta-feira (13), em visitas a propriedades rurais no Cariri Paraibano, para coleta de fezes de animais que permitam análise e orientações de dietas para os rebanhos, com uso do Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri). A equipe, que já divulgou neste ano para os produtores locais um primeiro boletim de orientações nutricionais, executará mais uma vez o processo, para gerar novas informações e permitir um acompanhamento de resultados de novas dietas.


De acordo com o pesquisador Marco Bomfim, resultados preliminares deste acompanhamento já mostram possibilidades de redução de custos com a alimentação, sem perder a qualidade nutricional das dietas para os rebanhos. “Com os dados do primeiro boletim, vimos a possibilidade de reduzir em 20% o custo da ração. Vamos, agora, conversar com os produtores para observar o que funcionou com esta nova formulação, o que ainda precisa melhorar e fazer este processo em melhoria contínua”, ressaltou ele. Ao fim desta semana, outro boletim voltado aos produtores locais será gerado pela equipe da Embrapa.

As ações da Embrapa no Cariri Paraibano e sertão de Pernambuco acontecem em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), no âmbito do Programa AgroNordeste. Lançado pelo Governo Federal em 2019, o AgroNordeste contempla 230 municípios dos nove estados do Nordeste e de Minas Gerais, beneficiando uma população rural de 1,7 milhão de pessoas.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos. Foto: Leandro Oliveira.