Concurso Leiteiro de Sólidos destaca valor nutricional do produto e valoriza raça Jersey

16-09-2021 14:26:45 Por: Embrapa Clima Temperado. Foto: Ivan Rodrigues da Silva

Concurso Leiteiro de Sólidos destaca valor nutricional do produto e valoriza raça Jersey
Mais uma edição do Concurso de Sólidos no Leite de vacas Jersey foi realizado na Expointer 2021, promovido pela Embrapa Clima Temperado, com parceria da Associação Gaúcha de Criadores de Gado Jersey do RS (ACGJRS) e a Campobasso Soluções Rurais. Desde 2012 são realizadas diversas atividades da raça, tendo sido feito um trabalho conjunto em mais de dez exposições ao valorizar a atividade leiteira e fortalecer as relações com a pesquisa agropecuária.

“O Concurso de Sólidos no Leite estimula os produtores na realização do controle leiteiro dos animais ao orientar sobre a forma adequada de coleta de amostras, ressalta a qualidade do leite produzido e sua importância nutricional, além de divulgar e valorizar os campeões da raça”, comenta a pesquisadora Maira Zanela, responsável pelo resultado do Concurso.


As análises foram realizadas no Laboratório de Qualidade do Leite, localizado na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), em Capão do Leão/RS. O regulamento do concurso de sólidos foi elaborado em 2016 pela Unidade e a ACGJRS.

Resultados da análise de sólidos no leite - Nesta edição da Exposição participaram quatro animais, dois da categoria Jovem (abaixo de 36 meses), e dois da categoria Adulta (acima de 3 meses), respectivamente das cabanhas La Estância, de Santo Cristo, e Santo Izidro, de Santa Maria, ambas no Rio Grande do Sul.

A campeã adulta, a vaca Nanda Celebrity Avistoso, da Cabanha Santo Izidro, produziu mais de 5 kg de sólidos em um dia. “Isto demonstra o potencial de produção de alimento pelas vacas Jersey, com excelente valor nutricional, o que valoriza os animais da raça. Os sólidos do leite são os componentes do alimento excluída a água, ou seja, é a quantidade de gordura, proteína, lactose (açúcar) e minerais", destaca a pesquisadora.

As informações são da Embrapa Clima Temperado. Foto: Ivan Rodrigues da Silva.