Produtor comemora a conclusão do curso de Derivados do Leite

28-10-2021 09:15:43 Por: Izabella Machado, Faemg

Produtor comemora a conclusão do curso de Derivados do Leite
Atendido pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), Fred da Costa Almeida comemora a conclusão do curso de Derivados do Leite. “Aprendi a dominar a técnica e a trabalhar para que o meu produto tenha mais valor agregado e aceitação no mercado”, disse o produtor da Fazenda Beija-flor, em Francisco Badaró.

Ele conta que o que mais chamou a atenção no curso foram os procedimentos e a análise do perfil do consumidor, que leva em consideração fatores como localização, clima e oferta. “Antes eu produzia o queijo cru. Agora, analisando o meu cliente, acredito que seja mais viável o queijo frescal e o minas padrão, que não foge tanto da minha especialidade”.

O produtor percebeu também que, após investir em conhecimento para conduzir melhor os processos de sua produção, já pode subir a margem de lucro. “Com a mercadoria com mais qualidade, vou ter uma rentabilidade melhor. Isso é por causa do curso! Se não fosse ele, continuaria produzindo com qualidade inferior, não estaria evoluindo nem aumentando a minha renda”.


Segundo o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, a atitude do produtor demonstra o compromisso de aperfeiçoamento que deve existir entre as partes. “O ATeG vem para somar e, por isso, o técnico deve enxergar o potencial e a necessidade do produtor. É necessário que ambos estejam alinhados para que o crescimento exista e o programa exerça a sua função”.

Além de ensinar ao participante conteúdos específicos, como noções de boas práticas de fabricação (BPF), registro nos órgãos de inspeção (SIM, IMA, SIF), limpeza e sanitização dos vasilhames e ambientes, o curso trabalha saúde e segurança no trabalho, postura pessoal e profissional, cuidados com o meio ambiente e raciocínio verbal e numérico”, contou o instrutor José Ferreira da Conceição.

As informações são do Faemg.