Queijarias da Serra/RS recebem kits de boas práticas

29-10-2021 10:19:53 Por: Emater-RS

Queijarias da Serra/RS recebem kits de boas práticas
Dezenas de kits de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e Boas Práticas de Fabricação (BPF) foram entregues pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) para 50 queijarias e 32 técnicos nesta quarta-feira (27/10), em São José dos Ausentes, durante reunião técnica do queijo artesanal serrano. 

Estiveram presentes a secretária da Agricultura Silvana Covatti, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, além de extensionistas, produtores, a superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no RS, Helena Rugeri, secretários municipais de Agricultura e associações de prefeitos. Após a reunião ocorreu uma visita à Queijaria Morro Grande.


"O queijo serrano é uma tradição de 200 anos que passa de geração para geração, onde a mulher em muitas propriedades está à frente e o jovem, a sucessão familiar, é muito importante. E a Emater está à disposição em tudo que puder contribuir", disse Pelizari.

Os 82 kits distribuídos fazem parte de um convênio firmado entre o Mapa e Seapdr, que busca promover a melhoria da qualidade do queijo artesanal serrano produzido nos Campos de Cima da Serra. "Nós fizemos etapas de qualificação em higiene da ordenha e BPF nos Centros de Treinamento da Emater para qualificar o processo e agora vamos começar a colher o resultado disso", destacou o extensionista da Emater/RS- Ascar, Orlando Júnior Velho.

As informações são do Emater-RS.