Dia de Campo vai reunir produtores de leite na EPAMIG de Uberaba

09-11-2021 09:04:03 Por: Epamig. Foto: Hebert Filho.

Dia de Campo vai reunir produtores de leite na EPAMIG de Uberaba
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), o Sistema FAEMG-SENAR-INAES e o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba vão realizar no dia 18 de novembro, de 8h às 14h, o Dia de Campo ATeG Balde Cheio. O evento vai reunir produtores de leite no Campo Experimental Getúlio Vargas da EPAMIG, localizado em Uberaba (MG). As inscrições são gratuitas (clique aqui) e as vagas são limitadas. Além disso, público presente deverá respeitar as normas sanitárias contra Covid-19, como uso de máscara e distanciamento social.

A programação do evento contará com cinco estações de campo com participação de especialistas que abordarão temas como melhoramento, nutrição, pastagens, reprodução, bem-estar animal e custos de produção (veja a programação completa a seguir).

Para a coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa (PEP) em bovinocultura da EPAMIG, Edilane da Silva, o evento será uma oportunidade para debater junto aos produtores algumas informações norteadoras dos principais pilares da pecuária leiteira.

De acordo com o coordenador de Transferência e Difusão de Tecnologia da EPAMIG Oeste, Reginério Faria, o evento será espaço para transformar tecnologias em bons negócios para os produtores de leite. “O Dia de Campo será uma oportunidade de interação entre pesquisadores, produtores e técnicos. Esperamos mostrar nossos resultados de pesquisas e fazer prospecção de novas demandas do campo”, destacou.  

O gerente regional do Sistema FAEMG-SENAR-INAES em Uberaba, Caio Oliveira, enfatiza que as instituições mantêm dez grupos do Programa ATeG Balde Cheio no Triângulo Mineiro, com atendimento a cerca de 300 produtores. “Vai ser uma excelente oportunidade para os produtores adquirirem conhecimento e aprimorarem técnicas de manejo”, afirma.

O Dia de Campo ATeG Balde Cheio possui apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGil), Embrapa, Finep e Secretaria do Agronegócio da prefeitura de Uberaba. A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Programação

Estação 1 – Gestão da Pecuária Leiteira
Técnicos do SENAR 

Estação 2 – Gir Leiteiro EPAMIG – Caso de Sucesso na Produção Sustentável de Leite, como raça pura e cruzamentos.
Dr. André Rabelo Fernandes – ABCGIL

Estação 3 – Nutrição e alimentação na pecuária leiteira e novas opções de gramíneas forrageiras
Dr. Leonardo de Oliveira Fernandes – EPAMIG
Dra. Giovana Alcântara Maciel – Embrapa

Estação 4 – Manejo e recuperação de pastagens
Dr. Fernando Oliveira Franco – EPAMIG

Estação 5 – Manejo Reprodutivo e Bem-estar animal
Dr. André Penido de Oliveira – EPAMIG

As informações são do Epamig.