Emater/RS-Ascar apresenta Relatório Socioeconômico do Leite durante Estrela Multifeira

09-11-2021 09:22:23 Por: Tiago Bald, Emater/RS. Foto: Frederico Sehn

Emater/RS-Ascar apresenta Relatório Socioeconômico do Leite durante Estrela Multifeira
Como parte da programação do 1º Concurso Leiteiro da Estrela Multifeira, realizado na noite de sábado (06/11) no Salão do Agronegócio da Feira, a Emater/RS-Ascar ficou responsável por apresentar o Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite no Rio Grande do Sul. Representando a Instituição, o extensionista Martin Schmachtenberg compartilhou dados estaduais que indicam uma redução no número de produtores de leite, que optam por migrar para outras áreas do campo.

Segundo Schmachtenberg, no Rio Grande do Sul o número de produtores que vendem leite diminui 7.336 ao ano, o que dá uma média de 20 produtores a menos por dia, o que amplia a responsabilidade daqueles que ficam e investem na atividade, avalia o extensionista. No material apresentado também foi revelada a importância social e econômica da bovinocultura de leite para a região, com 4.591 famílias envolvidas, sendo 244 em Estrela que, juntas, comercializam quase 430 milhões de litros ao ano - o que equivale a 10,6% da produção do Estado.

Tido pela organização como histórico e de grande valorização para o setor, o Concurso Leiteiro reuniu dezenas de agricultores, autoridades e representantes de entidades, destacando os melhores com troféus e prêmios após 27 visitas de avaliação nas propriedades, o que ocorreu entre setembro e outubro. O júri técnico foi composto por integrantes da Emater/RS-Ascar, Launer Química e Secretaria da Agricultura de Estrela. Já os brindes foram oferecidos pela Launer Química, Sicredi, Agropecuária Machado, Dália Alimentos, Getúlio Máquinas e Languiru.

Na ocasião os produtores foram divididos em modalidades tecnológicas que incluem aqueles que possuem robôs de ordenha e convencional, sendo avaliados a partir da medição do leite de três animais e de dados de qualidade e higiene da propriedade. Para lideranças como o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, a atividade é uma forma de valorizar as centenas de famílias envolvidas na produção de leite da região, dando visibilidade à cadeia produtiva, que é apoiada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Governo do Estado.

Outras autoridades, como o prefeito de Estrela Elmar Schneider e o presidente da comissão organizadora Leandro Kremer, também participaram do evento, valorizando o protagonista dos produtores do campo, com a agricultura sendo peça fundamental do desenvolvimento do Vale do Taquari.

Encerrada no domingo (07/11), a Estrela Multifeira - Feira Comercial, Industrial e de Serviços reuniu mais de 50 mil pessoas no Porto de Estrela, nos dois finais de semana do evento. Outras informações podem ser obtidas no site www.estrelamultifeira.com.br. Premiados:

Categoria Tecnológica:

Trio Mais Produtiva (soma da média da produtiva das três vacas leiteiras selecionadas para o concurso)
VENCEDOR é Hélio Fell
Média de 195,33 litros.

Novilha Mais Produtiva (média produtiva de uma vaca em sua primeira lactação)
VENCEDOR: Hilário Fell
Novilha 450 com média de 54,23 litros

Vaca Mais Produtiva (somatório da produção do animal durante os meses de avaliação)
VENCEDOR: Hélio Fell
Vaca 68 com média de 81,47 litros

Propriedade Destaque (refere-se a uma combinação de fatores informativos em relação à qualidade do leite, coletados junto à empresa captadora)
VENCEDOR: Hilário Fell

Categoria Convencional:

Vaca Mais Produtiva (somatório da produção do animal durante os meses de avaliação)
VENCEDOR: José Adão Braun
Vaca 341 com média de 55,64 litros

Trio Mais Produtiva (refere-se a soma da média da produtiva das três vacas leiteiras selecionadas para o concurso)
VENCEDOR: Estrelat - Roberto e Eliana Oliveira
Média de 145,31 litros

Novilha Mais Produtiva (refere-se à média produtiva de uma vaca em sua primeira lactação)
VENCEDOR: Pedro Lenhard e Família

As informações são do Emater/RS-Ascar.