Parceria do Instituto Luiz Girão com SEBRAE leva consultoria a produtores de leite de Pernambuco

17-11-2021 09:43:39 Por: Assessoria de Imprensa Betânia Lácteos

Parceria do Instituto Luiz Girão com SEBRAE leva consultoria a produtores de leite de Pernambuco
O Instituto Luiz Girão deu mais um passo no objetivo de levar desenvolvimento aos pequenos produtores de leite em todos os estados nordestinos, desta vez em parceria fechada com SEBRAE para oferecer consultoria técnica na Região do Agreste de Pernambuco.

Em vigência desde julho deste ano, a iniciativa atende atualmente 17 pequenos produtores parceiros de Betânia Lácteos. Entre as ações promovidas nas fazendas, está o diagnóstico inicial de cada uma, oferecendo consultoria alinhada ao perfil de cada produtor para melhorar os padrões de qualidade do leite de acordo com os critérios do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

As consultorias abrangem boas práticas na produção e ordenha, com plano nutricional dos animais, manejo sanitário e avaliação reprodutiva, entre outros. Todas as frentes atendidas pelo projeto incluem capacitação teórica e prática, além de acompanhamento com exames e testes ao longo dos meses.

Por meio do Programa SEBRAE Tec, que constitui a base financeira da iniciativa, esses serviços imprescindíveis chegam ao pequeno produtor pernambucano com 70% de financiamento da entidade. Dos 30% de custos restantes aos produtores, mais da metade (18,5%) são subsidiados pelo Instituto Luiz Girão, garantindo melhorias técnicas que promovem maior produtividade e renda.

Após meses de consultoria, troca de experiências, aprendizado e dedicação dos produtores, implantando as inovações leiteiras, a expectativa é de desenvolvimento das fazendas para torná-las mais resilientes às flutuações de mercado, com mais equilíbrio entre os custos de produção de leite e a renda familiar. A longo prazo, o investimento e empenho dos participantes possibilita a continuidade do negócio com cada vez mais expertise e oportunidades.

"O intensivo de boas práticas oferecido em parceria com SEBRAE faz toda a diferença no cotidiano das fazendas, pois é ensino duradouro que vem transformando a forma de produzir de cada produtor atendido. Desta forma, incentivamos o desenvolvimento e futuro desse ofício tão importante", explica David Girão, presidente do Instituto Luiz Girão.

A rede de atuação do SEBRAE com os produtores do Estado foi fundamental para o sucesso do projeto. "É uma ação extremamente inovadora, ficamos muito felizes com a parceria e a visão da própria Betânia no desenvolvimento da cadeia do leite através do instituto Luiz Girão", pontua Adriana Corte Real, diretora técnica do SEBRAE. "Quando a gente faz esse investimento junto aos produtores, eles também ganham espaço pra abertura de novos mercados e resulta em uma entrega de melhor qualidade ao consumidor final".

O projeto segue até abril de 2022 e beneficia fazendas em diferentes municípios do agreste, como Pedra, Buíque, Iati, Garanhuns, Águas Belas, Brejão e São João.

Sobre o Instituto Luiz Girão - O Instituto Luiz Girão é uma iniciativa da Betânia Lácteos que nasceu para dar vida ao propósito da empresa de promover e desenvolver a pecuária de leite no semiárido nordestino de forma sustentável, valorizando e proporcionando perspectivas melhores aos produtores de leite. Presidido por David Girão, o Instituto atua diretamente em ações como: a melhora da qualidade do leite, o incentivo ao uso de tecnologia no campo, o planejamento forrageiro e reserva alimentar, microcrédito, assistência técnica e de gestão da fazenda, garantia de compra de toda a produção e a escola do Leite para formação de mão de obra qualificada. A escolha do nome do Instituto é uma homenagem a Luiz Girão, o fundador da história do lacticínio. A concepção do Instituto foi inspirada no sistema de ODS da ONU, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas, sobre o Desenvolvimento Sustentável nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades etc.

Sobre a Betânia Lácteos - Fundada em 1971 na cidade de Quixeramobim, Ceará, a Betânia Lácteos conta com seis fábricas localizadas em Pernambuco, Bahia, Sergipe e no Ceará, onde funciona a primeira fábrica de leite em pó do Estado, além de doze centros de distribuição. Maior indústria de lácteos do Nordeste e líder em leite UHT na região, com 41% de share e líder em iogurtes, movimenta uma cadeia produtiva 100% de origem local. São mais de 3.500 famílias produtoras de leite, em cerca de 130 cidades do sertão nordestino. Atualmente, a Betânia Lácteos possui mais de 2 mil colaboradores e está presente em 57 mil pontos de venda. Possui uma linha de produtos com mais de 120 itens, como leites pasteurizados, leites longa vida, bebidas lácteas, iogurtes, queijos, requeijões, leite em pó, creme de leite e leite condensado. A companhia é totalmente comprometida com o propósito de valorizar a família nordestina, alimentando o corpo e inspirando o coração.