CNA/Senar discute produção de leite em Compost Barn

19-11-2021 08:51:16 Por: CNA Brasil. Foto: Wenderson Araujo.

CNA/Senar discute produção de leite em Compost Barn
O Sistema CNA/Senar promoveu a live “Produção de Leite em Compost Barn”, na quinta (18). O debate foi moderado pelo assessor técnico do Senar, Vilton Júnior, e teve como participantes o médico veterinário e consultor em Sistemas Compost Barn, Luis Einar; o médico veterinário especialista em pecuária leiteira, Marcos Freitas; e o produtor rural em sistema Compost Barn, João Vicente.

Criado por produtores de leite norte-americamos em meados da década de 80, o Compost Barn é um sistema para alojamento de vacas leiteiras que visa melhorar o conforto e o bem-estar dos animais e, consequentemente, os índices de produtividade do rebanho.

A estrutura é constituída, basicamente, por um galpão ventilado, com poucas divisórias, permitindo aos animais livre movimentação. Sua base é uma cama orgânica em processo controlado de compostagem, proporcionando uma área de repouso coletivo, numa superfície seca e confortável.

“Temos acompanhado que o sistema de produção de leite em Compost Barn está crescendo muito no Brasil, com diversos galpões sendo construídos e incrementando a nossa produção de leite. Hoje, estamos entre os cinco maiores países produtores de leite do mundo e, cada vez mais, participando de forma significativa no valor bruto de produção”, afirmou Vilton Júnior.

Luis Einar fez um histórico sobre a criação do sistema e destacou as vantagens, cuidados, tipos de galpões e equipamentos, entre outros pontos. Segundo ele, existem mais de duas mil fazendas trabalhando com Compost Barn no Brasil e a tendência é ampliar esse número nos próximos anos.

Na sequência, os produtores rurais contaram as suas experiências com a utilização do sistema. Marcos Freitas falou sobre a trajetória da Cabanha Gema, em Santa Rosa (RS), enquanto João Vicente, da Fazenda Serra do Bálsamo, em Guapó (GO), revelou como faz a produção de queijos artesanais com animais criados em Compost Barn.


As informações são do CNA Brasil.