Embrapa e cooperativas da Bahia lançam programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos

07-12-2021 09:17:51 Por: Adriana Brandão, Embrapa Caprinos e Ovinos

Embrapa e cooperativas da Bahia lançam programa de melhoramento genético de caprinos e ovinos
Foi lançado hoje (6/12), em Pintadas (BA), o Programa de Seleção e Cruzamentos de Caprinos e Ovinos de Corte da Bacia do Jacuípe cujo objetivo é selecionar a base do rebanho que já existe na região e gerar uma genética de alta qualidade em relação às características maternas e de adaptação ao ambiente.

O Programa visa também organizar os cruzamentos já realizados entre a base local de caprinos e ovinos e reprodutores de raças exóticas, comprados fora da região, de forma a obter bons resultados desses cruzamentos sem comprometer a base local adaptada. O pesquisador Octávio Rossi de Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, coordenador do Programa, explica que esse rebanho local representará a independência da Bacia do Jacuípe de insumos animais externos, além de possibilitar futuramente a venda de reprodutores para as regiões vizinhas.

O Programa foi elaborado a partir das demandas dos produtores locais por animais com maior qualidade, desempenho na produção e capacidade de produzir a campo. Essas necessidades começaram a ser identificadas ainda em 2019, quando a Embrapa intensificou sua aproximação com o setor produtivo. De acordo com Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, as duas principais demandas foram relacionadas ao melhoramento genético e à sanidade (doenças infectocontagiosas e parasitárias), que também já está sendo trabalhada pela equipe de pesquisadores da Embrapa.

As atividades de seleção e cruzamento, que têm sido realizadas de forma participativa com os produtores, começaram com a avaliação dos animais a campo para o descarte orientado. Morais afirma que os criadores estão interessados e comprometidos com o trabalho e se envolveram na definição dos objetivos do Programa e nos critérios de seleção dos animais. 

Gerinelson Gonçalves, presidente da Cooap, afirma que a parceria com a Embrapa vai fortalecer a cadeia produtiva local porque estão sendo desenvolvidos mecanismos que vão beneficiar os produtores.  “Já tenho ouvido relatos positivos de produtores a respeito do que a Embrapa está fazendo aqui”.

A opinião de Gonçalves é endossada pelo secretario de Agricultura de Pintadas, Gervásio Almeida. “Estamos sentindo a satisfação dos produtores com as orientações técnicas trazidas pela Embrapa, que vão gerar desenvolvimento econômico para o município e para a região”, conclui Almeida.

O Programa de Seleção e Cruzamentos de Caprinos e Ovinos de Corte da Bacia do Jacuípe é realizado em parceria da Embrapa com a Cooperativa Agroindustrial Pintadas Ltda. (Cooap) e a Cooperativa Regional de Alimentos Bahia Ltda. (FrigBahia), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Projeto Dom Helder Câmara (MAPA) e Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), no âmbito do AgroNordeste.

As informações são do Embrapa Caprinos e Ovinos.