Cadeia leiteira é alvo da capacitação oferecida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento

08-12-2021 10:15:00 Por: Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Cadeia leiteira é alvo da capacitação oferecida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento
A cadeia do leite é, sem dúvida, uma das mais representativas, senão a mais representativa das atividades agropecuárias, em especial do produtor rural proprietário de pequenas áreas. Em praticamente todos os municípios é possível encontrar um produtor que se dedique a essa atividade, seja no intuito de entregar leite aos laticínios, seja na busca por agregar valor com a fabricação de queijos e derivados do leite.

Por esse motivo, os extensionistas da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CATI/CDRS) estão sempre atentos em oferecer todo tipo de capacitação voltada à pecuária de leite. E não é diferente com a realização deste VI Encontro de Boas Práticas na Pecuária Leiteira, organizado pela CATI Regional Tupã em parceria com vários outros órgãos, entre eles a Universidade Estadual Paulista (Unesp/Bauru), Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD), Grupo de Pesquisa e Extensão Kamby, Prefeitura Municipal de Tupã. O Encontro acontece anualmente, porém em 2020 e este ano estão sendo realizados de forma virtual devido à pandemia.

A programação conta com temas importantes para o pecuarista, com palestras feitas por especialistas, seguidas de perguntas sobre o tema de cada dia. No dia 9 de dezembro, será “Aprendendo a calcular o custo do litro de leite produzido”, com Guilherme de Andrade Ussuna, agente de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)/Bauru. E no dia 10 de dezembro “Dicas para a alimentação do rebanho em períodos de estiagem”, com Cledson Augusto Garcia, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Canal Pró-Rural.

O diretor da CATI Regional Tupã, zootecnista Rodrigo Luis Lemes, um dos organizadores do Encontro, espera grande participação do público para “tornar o evento realmente um encontro entre interessados na pecuária leiteira e um momento de discussão, debate saudável, que traga alternativas e soluções para os pecuaristas”.

O Encontro será realizado de forma virtual, nos dias 9 e 10 de dezembro, das 17h30 às 19h pelo canal YouTube/cdrs e a participação será livre e gratuita. Para realizar a inscrição, o interessado deve acessar o link http://bit.ly/VIEBP2021. Mais informações podem ser obtidas junto à CATI Regional Tupã pelos telefones (14)3496-4525 / (14)3496-4524.