Mapa e OIE tratam dos avanços do Brasil na saúde animal

09-12-2021 10:17:07 Por: MAPA

Mapa e OIE tratam dos avanços do Brasil na saúde animal
A delegação da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa e a direção-geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) reuniram-se nesta quarta-feira (8) para tratar dos avanços obtidos pelo Brasil no tema.

Na oportunidade, o delegado do Brasil junto à OIE, Geraldo Marcos de Moraes, apresentou a evolução do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância Para Febre Aftosa, detalhando as expectativas do Brasil em ampliar a área livre de febre aftosa sem vacinação.

Também foi debatido com a OIE a necessidade de maior alinhamento dos países-membros às diretrizes da OIE no que se refere ao estabelecimento de requisitos para importação. O Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, relatou as restrições enfrentadas nas exportações brasileiras de carne bovina após as notificações de casos atípicos de BSE. O entendimento do Brasil é que, de forma geral, os desdobramentos decorrentes dos dois casos atípicos notificados demonstram falta de alinhamento às diretrizes da organização, já que indicam ausência de risco à saúde animal e saúde pública.

A colaboração do Brasil junto à OIE em temas como prevenção à Peste Suína Africana na América do Sul e implantação do Observatório da OIE sobre o nível de implementação de suas diretrizes pelos países-membros também foram dois temas da reunião, para os quais foram previstas ações conjuntas no futuro.

Participaram ainda da reunião pelo Mapa: o secretário adjunto da SDA, Márcio Rezende, e o coordenador-geral de Sanidade Animal, Jorge Caetano. Pela OIE, estavam presentes a diretora-geral, Monique Eloit, e representantes dos departamentos técnicos.

As informações são do MAPA.