Preços desaceleram no mercado de leite
12-05-2025 14:41:18 Por: CILeite. Foto: istock

Os preços de leite e derivados apresentaram queda no mês de abril, com destaque para o queijo muçarela. O recuo nas cotações ocorre em plena entressafra, mostrando que a demanda tem se mostrado mais fraca. Além disso, as importações de abril vieram menores. Portanto, tal desvalorização está mais atrelada ao enfraquecimento da demanda, devido ao aumento da taxa de juros, maior endividamento das famílias, mercado de trabalho perdendo dinamismo e inflação elevada, com destaque para o leite e derivados com alta de 10% no acumulado em 12 meses.
Conseleite sugere pequena queda no preço do leite ao produtor - As sinalizações dos Conseleites para o pagamento do leite entregue em abril foram de uma relativa estabilização, com exceção do Paraná que sinalizou uma queda mais acentuada. Apesar das variações negativas nos estados de Minas Gerais e Santa Catarina e da expectativa de aumento no Rio Grande do Sul, todas essas apresentaram pouca variação em relação ao mês anterior. Dessa forma, o indicador de referência sugere certa estabilidade na maioria dos casos.
Milho e Soja têm queda nos preços. Boi e bezerro apresentaram leve alta - Com a apreciação do câmbio na segunda quinzena de abril, os preços de milho e soja apresentaram queda. O clima favorável e expectativa de boa safra de inverno de milho induziram a queda. O farelo de soja apresentou uma alta na primeira semana, porém seguiu recuando no decorrer do mês, sendo influenciado pelo bom abastecimento interno da oleaginosa. Já no mercado de boi gordo, houve relativa estabilidade nos preços. Para a reposição, o bezerro se valorizou paulatinamente ao longo do mês.
As informações são do CILeite.