Maranhão: Milho e soja representam 90% da agricultura estadual e expectativa é positiva para próximas safras
07-07-2025 15:57:05 Por: Assessoria de Imprensa Orígeo. Foto: Renata-Silva, Embrapa

A safra nacional de grãos deve bater recorde e atingir 332,9 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A soja liderou com 168,3 milhões de toneladas, seguida pelo milho, com 126,9 milhões de t. No Maranhão, essas duas culturas dominam o cenário agrícola, representando mais de 90% da produção estadual e somando cerca de 7,3 milhões de toneladas de um total estimado de 7,7 milhões.
"Neste momento, as lavouras maranhenses da segunda safra de milho estão em pleno desenvolvimento, com o início de algumas colheitas. A soja foi colhida e há áreas sendo preparadas para o próximo ciclo, programado para o segundo semestre. O principal destaque é que o milho safrinha segue ganhando espaço no estado e o andamento da safra é positivo", afirma Fernando Melatti, Gerente Técnico da ORÍGEO, joint venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções simples e gestão integrada para o Cerrado.
A soja segue como principal cultura do Maranhão, ocupando mais de 65% das áreas cultivadas, e o plantio de milho na segunda safra está praticamente concluído. As expectativas são desenvolvidas para a colheita, segundo Melatti. "Nossa equipe no Maranhão atua em todas as etapas da produção — da escolha das sementes ao armazenamento. Estamos ao lado do produtor nas decisões estratégicas, seja no manejo da soja ou na condução do milho safrinha, oferecendo apoio e suporte diante dos desafios climáticos."
A Conab alerta que a retenção das chuvas no segundo semestre pode comprometer o desenvolvimento do milho, especialmente nas fases críticas, como o enchimento de grãos. Diante desse cenário, a ORÍGEO reforça seu papel de parceira no campo, com presença técnica ativa nos estados do MATOPIBAPA, além de Mato Grosso e Rondônia. “Estamos integrados com todos os elos da cadeia”, afirma Fernando. “Nosso suporte técnico e operacional é voltado para garantir que os produtores avancem com confiança e resiliência no segundo semestre.”
Sobre a ORÍGEO - Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture da Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente habilidades, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade.